Depois de ter denunciado o assassinato de muitos outros e de ter apontado o dedo aos culpados, o advogado Manoel Mattos é por sua vez assassinado. Por Passa Palavra

Mais um caso de violência e impunidade choca o Nordeste do Brasil. Manoel Mattos, 40 anos, dirigente do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, foi assassinado com tiros à queima roupa no litoral da Paraíba, no sábado, 24 de janeiro, durante uma confraternização com amigos.

O Movimento Nacional de Direitos Humanos avalia que seu assassinato está ligado a represálias em função de sua militância no enfrentamento aos grupos de extermínio na fronteira entre os estados da Paraíba e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil.

Entidades de defesa de direitos humanos estão mobilizadas, acionando instâncias estaduais, federais e internacionais (a exemplo do Governo dos Estados da Paraíba e Pernambuco, Conselho Estadual de Direitos Humanos de Pernambuco, Ministério da Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícia Federal, Anistia Internacional e Comissão Interamericana de Direitos Humanos).

O contexto do crime

A região Nordeste do país é fortemente marcada por uma cultura coronelista [os «coronéis» são caciques locais], com poderes locais normalmente ligados aos donos de terras que fazem a sua própria lei através da força. Infelizmente o enfrentamento a esta rede ainda custa a vida de muitas pessoas nos dias de hoje, o que atesta a fragilidade da democracia e a falência de funções importantes do Estado em nosso país, como a Justiça.

Algumas iniciativas por parte do Estado, a partir da mobilização da sociedade, fizeram com que fossem instauradas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em âmbito nacional e estadual para apurar, entre outras, as frequentes ações ligadas a grupos de extermínio. Instaurada pela Câmara Federal, em 2001, a CPI dos grupos de extermínio concluiu que ocorreram mais de 200 execuções em 10 anos, na divisa [fronteira] dos estados de Pernambuco e Paraíba. Já outra CPI, instaurada pelo Legislativo de Pernambuco, passou a investigar o narcotráfico, o roubo de cargas e a pistolagem na região, concluindo que mais de 100 execuções ocorreram entre 1995 e 2000.

Tais grupos de extermínio agem na divisa destes estados, mais intensamente nos municípios de Juripiranga-PB, Alhandra-PB, Caporaã-PB, Goiana-PE e Timbaúba-PE. Têm como foco o extermínio de meninos de rua, supostos marginais, homossexuais e trabalhadores rurais. Há indícios de que esses grupos sejam patrocinados por comerciantes da cidade, com a conivência e inclusive participação de algumas autoridades policiais e judiciárias locais na execução de tais crimes.

Ações como esta são justificadas em nome de uma mentalidade fascista que concebe estes criminosos como defensores da sociedade e responsáveis por uma espécie de “limpeza” social. A fronteira entre os estados, no contexto, é um fator de impunidade, já que os crimes são cometidos na jurisdição de um estado, e os corpos são jogados no outro, dificultando a atuação das autoridades por questões de competência de investigação.

O envolvimento de Manoel Mattos com a questão

Manoel Mattos era um advogado articulado com coletivos de defesa de direitos humanos, cuja atuação começou a enfrentar as ações criminosas. Em 2000, foi eleito o vereador mais votado no município de Itambé-PE, cidade bastante atingida pela atuação dos grupos de extermínio. Seu mandato investigou e denunciou publicamente com afinco tais crimes, denunciando os “justiceiros” que atuavam na região, sofrendo, por causa disso, atentados e ameaças.

Em 2001, em virtude da CPI do Narcotráfico e desta movimentação no Estado de PE, velorio2 constitui-se um Grupo Especial de promotores e delegados para investigar os casos, no âmbito do Governo Estadual. Vários envolvidos foram identificados e alguns presos, tendo sido apontados dois grupos que atuavam como exterminadores na região. Mesmo com o progresso em pouco tempo de atuação, este grupo especial de investigadores foi afastado das investigações sem justificativa por parte do governo estadual de PE, o que provocou uma sensação de impunidade que acirrou as tensões.

Após o afastamento do Grupo Especial de investigação, houve várias mobilizações dos moradores no sentido de procurar as autoridades exigindo providências, já que as ameaças de morte tinham aumentado e em alguns locais estes grupos impunham até toque de recolher. A figura de Manoel Mattos estava sempre envolvida nessas mobilizações e, já neste contexto, há 8 anos, o então vereador e advogado solicitou que a investigação destes crimes passasse à competência federal e que os denunciadores fossem protegidos.

Qual o interesse do governo do Estado em não ver esses crimes punidos? É plausível pensar no envolvimento das autoridades estaduais com tais execuções. A propósito, o principal suspeito do assassinato de Manoel Mattos é um policial militar [a Polícia Militar é uma corporação semelhante à GNR, mas actuando nas cidades] do Estado da Paraíba, o que no mínimo compromete a idoneidade das investigações no âmbito das autoridades locais.

Crescia a mobilização regional em torno do caso e, em setembro de 2002, entidades de proteção e defesa dos direitos humanos, juntamente com a CPI do Narcotráfico, solicitaram proteção cautelar urgente à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para defensores diretamente envolvidos, dentre eles, Manoel Mattos. Nessa ocasião, a Organização dos Estados Americanos determinou que o Estado brasileiro concedesse a proteção integral aos ameaçados e tomasse providências imediatas para a punição dos envolvidos. Nem uma nem outra determinação foram cumpridas.

Em 2003, a relatora especial da ONU para Execuções Sumárias, Asmah Jarraji, visita o Brasil e conversa diretamente com Manoel Mattos, ouvindo o seu relato quanto às ameaças sofridas. Nessa ocasião, um agricultor que também relatava ameaças, e até uma tentativa de homicídio da qual escapou, foi assassinado quatro dias depois, o que ilustra a gravidade da situação da impunidade na região. Em 2004, Manoel Matos foi depoente na CPI do Extermínio, indicando nomes de várias pessoas envolvidas.

Providências para a apuração do caso

As entidades mobilizadas diretamente no caso (Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH, A-Colher Centro de Estudos e Ações em Direitos Humanos, Centro Dom Hélder Câmara – CENDHEC/PE, Dignitatis Assessoria Técnica Popular/PB) pedem que o crime seja investigado pela Polícia Federal, além de processado e julgado pela Justiça Federal. Isto evitaria a atuação exclusiva das autoridades locais, entendendo que o sistema de justiça local não está se empenhando de modo suficiente e eficaz no enfrentamento ao dramático problema.

Solicita-se também que entidades sensibilizadas com a questão adiram ao abaixo-assinado pela federalização da investigação, do processamento e julgamento do crime.

5 COMENTÁRIOS

  1. Onde se pode encontrar o abaixo-assinado referido no final do artigo? É só para cidadãos brasileiros? ou todos podem assinar?

  2. Enquanto nao houver justica nesse pais,havera sempre esse grupo de covardes exterminadores,que pensam que sao Deuses pra tirar a vida dos outros,,acredito tambem que comerciantes sao mandantes de varios exterminios.um ano atras meu filho foi assasinado em joao pessoa-pb,e seu corpo foi jogado em Goiana,resido na Alemanha,e toda semana tinha contato com meu filho,na semana que ele nao reagiu mais as minhas ligacoes,fui para o Brasil procura-lo,e so 2 meses depois encontrarao a ossada do meu filho num canavial em Goiana,as leis desse Pais sao tao covardes,qto os assasinos de meu filho:ate o dia de hoje nao consegui autorizacao do juiz de Goiana pra exumar o cadaver do meu filho e dar um enterro digno a ele e paz pro meu coracao,ja que choro todos os dias,como tenho a saude um pouco debilitada,nao pude ficar no Brasil,ja que fazia tratamento aqui na Alemanha,tentei contatar um advogado de goiana,mas ninguem se dispos a pegar essa causa simples,que e so pegar a autorizacao do juiz,para exumacao do que restou do meu filho.Os familiares que tenho em Joao pessoa sao muito velhos e doentes,nem sabe como resolver isso.Peco encarecidamente se algem dos direitos humanos se dispoe a contatar e contratar um advogado para agilizar essa autorizacao,peco por favor me de um retorno.muito obrigada.Claudete

  3. Me adimira muito que a maioria das pessoas violentas que executam ou mandam executar pessoas, e até outras que são a favor da pena de morte,se disem cristãs, como se a morte fosse a solução para os problemas.O pior ainda, é quando pessoas insensatas discriminam,ofendem quem luta pelos Direitos Humanos,…….
    Com a realidade que vivemos hoje,tanta corrupçào,injustiça causando misérias,violências, é impossível que o verdadeiro Cristão não sofra algum tipo de regeição, exclusão da sociedade, inclusive ameaça e risco de morte.
    Lembramos, que o maior defensor dos direitos Humanos, foi julgado a pena de morte,humilhado e crucificado, pra quem não sabe, seu nome é JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS

  4. Hoje, a uma antitese da sintese, não é mais pena de morte, pois a vida não é mais uma oferenda a ser escarneada pelos profetas da escuridão, hoje, viver virou um ato de terror, não há garantia de nada, mais vale um toca fitas que a vida de um ser humano. Os profetas dos noticiários que buscam seus indices de ibope, são também responsáveis pelo morticínio, pois, os violentos e justiceiros se encorajam com o apelo vulgar que é lançado na mídia. O país está refém da violência, pois, acredita-se que segurança trará conforto, quando, é um ledo engano, é lançar nossos esforços e entregar nas mãos de quem nunca solucionará o problema. Somente uma verdadeira revolução na educação brasileira poderá nos dar respostas, criarmos seres humanos e não vítimas de consumo, pessoas que acreditam que comprando estão investindo seu dinheiro, pessoas que acreditam que comprando e consumindo estão contribuindo para a causa do emprego, pessoas que tem livre acesso a informação, mas, não são preparados para diferenciar o conteudo e discernir a verdade real das coisas.
    A tarefa da faxina é apenas um mecanismo de alívio aos que acreditam na limpeza jogada para debaixo do tapete, mas, chegará um dia em que não haverá mais tapetes para esconder tanta merda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here