Das Ligas Camponesas à Anistia. Debate Cedem/Unesp

            Das ligas camponesas à anistia: memórias de um militante trotskista (Fundação de Cultura Cidade do Recife e editora Bagaço – 2007, livro de Aybirê Ferreira  de Sá, será o centro do debate no próximo dia 15 de outubro, quinta-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

            “Sei que escrevi conscientemente, pelo menos a minha verdade. Se pelo menos este livro servir de base para reflexão e autocrítica de nossos militantes revolucionários, seja de que tendência for, creio que atingi meu objetivo. Os fatos estão aqui expostos da forma mais clara. Admito que as análises e conclusões possam ser diferentes, mas os fatos em si, não”.

            Aybirê neste relato de sua experiência de 25 anos como militante político brasileiro, do pré ao pós-1964, contribui para jogar luz sobre a resistência popular, a vida subterrânea das organizações de esquerda, as articulações políticas ocorridas nos bastidores e a ação clandestina dos órgãos de repressão. A obra conta a história da resistência política no período militar, a partir de fatos vivenciados por ele enquanto ex-preso político, militante de esquerda, jornalista e escritor. São 283 páginas abordando o tema e mais um vasto registro fotográfico, contendo o próprio Ayberê nas fotografias.

          Ele narra fatos, dá opiniões envolvendo o movimento estudantil secundarista no Recife, em meados dos anos 1950, e comenta outras lutas como a da conquista do abatimento de 50% nos valores cobrados nos transportes coletivos. Relata também sobre as Ligas Camponesas em Pernambuco, o Movimento Revolucionário Tiradentes, o Partido Operário Revolucionário Trotskista – PORT, a prisão, a tortura, a luta democrática dos presos políticos, o Movimento pela Anistia e o período da abertura política. O livro é um exemplo para que outros militantes, com suas experiências de luta nos movimentos sociais de esquerda, organizem suas memórias e colaborem com os historiadores para a construção de uma nova realidade em prol da liberdade e da justiça social.

           

Expositor

Aybirê Ferreira de Sá

Inicia sua atuação no movimento estudantil secundarista no Recife no início da década de 1950

Militante do PORT até o início da década de 1980, participou das Ligas Camponesas até ser preso após o golpe militar de 1964

Esteve preso por 3 anos na década de 1970, participou do Movimento pela Anistia no Rio Grande do Sul

 

Debatedores

Cláudio Cavalcanti

Graduado e Doutorado em Sociologia – USP

Editor de livros didáticos da Editora Àtica

Murilo Leal

Doutor em História Social – USP, Coordenador do Curso de História da FACCAMP e Professor de História da UNG

Autor do Livro: “À esquerda da esquerda-Trotskistas,comunistas e populistas no Brasil Contemporâneo (1952-1966)”

 

Mediador

Tullo Vigevani

Doutor em história social – USP, Pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec)

Colabora com diferentes instituições e participa de diversos conselhos editoriais de publicações

Professor da UNESP e atua na área de ciência política, com ênfase em relações internacionais

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]

 

Quando:  15/10/09 às 18h30quinta-feira

Local: CEDEM/UNESP – Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)

 (11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here