ATO DE SOLIDARIEDADE EM DEFESA DO MILITANTE MARCELO CARDAGI DO IB

NESTA 5ª FEIRA, DIA 15/10/2009 àS 10H

NO ANFITEATRO DA ZOOLOGIA, NO INSTITUTO DE BIOCIêNCIAS RUA DO MATãO, TRAVESSA 14

Estamos convidando a todos(as) para se somarem nesta luta em defesa dos representantes dos funcionários, que vem sendo atacados pela administração da USP.

Continua a perseguição, Marcelo foi punido mais uma vez após a greve.

Marcelo Cardagi, que há 30 anos trabalha no Departamento de Zoologia – IB, como técnico de laboratório, com responsabilidade e competência, também adquiriu muita experiência e respeito dos trabalhadores pela sua atuação e coragem representando os funcionários, nas lutas travadas no IB e na universidade, junto as reivindicações da categoria. Sua atuação vem incomodando pessoas que se recusam a reconhecer o direito de greve e não aceitam a decisão dos funcionários, em defenderem os seus direitos, por isso punem! Não reconhecem o direito de defesa nem mesmo o dialogo.

Nos últimos anos a disputa de projeto com a reitoria, vem acirrando os ânimos nas negociações entre os militantes do sindicato e os setores conservadores na universidade. As greves de 2004 (67 dias de Greve das 3 categorias, nas Estaduais Paulistas); a greve de 2007 (37 dias de greve, com a ocupação da reitoria pelos estudantes, que derrubou os decretos do governo Serra, que atacavam a USP, UNESP e UNICAMP) e a greve de 2009 (57 dias de greve dos funcionários da USP), onde o campus da USP foi barbaramente militarizado e o confronto com a tropa de choque foi inevitável, fatos pautados pela grande imprensa em São Paulo e em todo o pais. Uma greve marcada pela intransigência da reitoria e pelo autoritarismo dos setores mais reacionários dentro da Universidade de São Paulo. Embora os trabalhadores tenham saído vitoriosos, com saldo político e econômico, mesmo que não atendido na sua totalidade, encerramos as greves com conquistas, mas conscientes que uma política a nível nacional vinha tomando proporções no combate aos movimentos sociais, orquestrada pelos governos estadual e federal, com o objetivo de Criminalizar os movimentos.

Marcelo Cardagi, já havia sido punido após as greves anteriores, pela Chefe do Departamento de Zoologia e no ultimo dia 02/10, foi punido mais uma vez. O verdadeiro motivo é a perseguição política e a atitude anti-sindical desta chefia, que vem tentando intimidar os funcionários, punindo uma de suas principais lideranças. Através da velha prática da “desqualificação profissional”, onde o verdadeiro motivo é a punição daqueles que lutam e defendem os direitos dos trabalhadores e não se curvam diante dos detentores apenas de títulos acadêmicos, que ao invés de se preocuparem com a manutenção da qualidade do ensino publico e da pesquisa, ao invés de se preocuparem com a sua produção científica, se preocupam em perseguir os que não assumem a postura subalterna que apenas os
medíocres adotam.

Contamos com sua Presença e Solidariedade.
Pela revogação imediata da punição.

Combater as perseguições e punições aos representantes é defender nossa categoria.

Vera Monezzi

Representante dos funcionários do ICB junto ao Conselho Diretor de Base do Sintusp

Coordenação da Oposição Sindical “Movimento Resistência e Ação”

Coordenação Estadual SP – Movimento Terra, Trabalho e Liberdade – MTL

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here