Informe TERRA LIVRE

LUTA PELA TERRA

JORNADA DE LUTAS DE 13 A 16 DE OUTUBRO

Terminou a  Jornada de Lutas do Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás. Participaram da jornada praticamente todos os movimentos do estado que, durante quatro dias fizeram várias ações,  dentre elas a ocupação do INCRA, da Seagro e sa Semarh.
A jornada foi  realizada como parte da mobilização mundial em defesa da boa alimentação e contra as transnacionais, com atos realizados em todo o Brasil. O Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás é formado pelos movimentos TERRA LIVRE, MST, MLST, FETRAF, FETAEG, MVTC E MBTR, e as organizações CPT, CONLUTAS, CUT, Fórum de Economia Solidária e TM/PT.

Leia os relatos da mobilização:

Jornada unificada mostra a força dos movimentos populares e obtém vitórias significativas: aqui.

[18-10-2009] Por Secretaria de Comunicação – Terra Livre – GO

Na manhã do dia 16/10, os companheiros acampados no INCRA-GO receberam a visita de um oficial de justiça, acompanhado pela polícia federal e com uma liminar de reintegração de posse. Ainda assim a coordenação do Fórum decidiu continuar com a ocupação até que todas as negociações, de todos os movimentos, fossem concluídas. Leia aqui!

Movimentos ocupam a Semarh. Leia aqui.

[15-10-2009] Por Secretaria de Comunicação – Terra Livre – GO

O Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás, um espaço de articulação política dos mais diversos movimentos sociais, sindicais, pastorais, partidos políticos e organizações que apóiam a luta pela Reforma Agrária, agricultura familiar camponesa e contra o latifúndio, ocupou na manhã de hoje (15/10) a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hísdricos de Goiás (Semarh) para cobrar agilidade no processo de licenciamento das áreas de assentamento no Estado.  Leia aqui.

Começa as negociações entre os movimentos e o INCRA. Leia aqui.

[14-10-2009]  Por Secretaria de Comunicação – Terra Livre – GO

Iniciou-se às 5:40h da manhã a Jornada de Lutas dos movimentos que compõem o Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás, que ocuparam a sede do INCRA, como parte de uma mobilização nacional pela atualização dos índices de produtividade da Terra. Até agora, devido aos ataques da bancada ruralista no Congresso Nacional, o Governo tem engavetado o Projeto. O compromisso com os movimentos sociais foi firmado em agosto, mas até agora só ficou na promessa.  Leia aqui.

Inicia a jornada de lutas – Movimentos ocupam o INCRA. Leia aqui.

[13-10-2009] Por Secretaria de Comunicação – Terra Livre – GO

Em função da ocupação  o superintendente do INCRA solicitou uma reunião imediata com o Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo, que ocorreu entre 19 e 23 horas de ontem na sede da CPT-GO, em Goiânia. Leia aqui.

Documento do Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás sobre a Jornada de Lutas de 13 a 16 de Outubro. Leia aqui.

[13-10-2009] Por Secretaria de Comunicação – Terra Livre – GO

O Fórum Estadual de Reforma Agrária e Justiça no Campo de Goiás é um espaço de articulação política dos mais diversos movimentos sociais, sindicais, pastorais, partidos políticos e organizações que apóiam a luta pela Reforma Agrária, agricultura familiar camponesa e contra o latifúndio  e depois de várias reflexões, concluímos que o processo de Reforma Agrária no estado de Goiás está sendo objeto de mera estratégia de marketing pessoal do atual superintendente Sr. Rogério Arantes, e favorecimento aos interesses do PSDB e PTB no estado, desrespeitando e desmoralizando a bancada de apóio ao Governo Lula em Goiás, e não concretizando o processo de REFORMA AGRÁRIA que interessa aos trabalhadores e trabalhadoras. Leia aqui.

Veja fotos da mobilização!

ARTIGOS

Salvem as laranjas, condenem os sem-terra.

[13-10-2009] Por Henrique Acker – Terra Livre – RJ
As imagens de um trator derrubando uma fileira de laranjeiras na Fazenda Santo Henrique, em Borebi, interior de S. Paulo, chocaram a opinião pública brasileira. Do bispo ao empresário, do ambientalista ao articulista politicamente correto foi quase unânime o repúdio ao gesto de alguns sem-terra acampados na fazenda. Leia aqui.

A Atualização dos Índices de Produtividade e a Redução da Jornada de Trabalho são lutas de todos nós.

[13-10-2009] *Por Joselito F. Silva – Terra Livre – GO
A direita, representante do Agronegócio, se levanta das trevas contra a publicação da portaria que atualiza os Índices de Produtividade. A direita, representante do setor empresarial, também se levanta em campanha aberta contra a Redução da Jornada de Trabalho. Leia aqui.

Este boletim foi elaborado pela Secretaria de Comunicação do Terra Livre – movimento popular do campo e da cidade. Para deixar de recebê-lo, envie uma mensagem para: [email protected]

Visite o site! Quando o campo à cidade se unir, a burguesia não vai resistir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here