Solidariedade a Cesare Battisti e a tod@s @s pres@s polític@s de ontem e de hoje!

Nós, mães e familiares das vítimas do Estado brasileiro em maio de 2006, manifestamos a nossa total solidariedade ao companheiro italiano Cesare Battisti, que está sendo julgado de forma injusta pelo Estado brasileiro depois de ter sido preso e perseguido arbitrariamente no seu país de origem, a Itália dita “democrática”, simplesmente por lutar por justiça social.

Cesare, como muitos ontem e hoje, foi condenado na Itália por crimes que ele não cometeu, numa evidente perseguição política por ele ter participado de movimentos de resistência contra a sociedade desigual, violenta e injusta italiana. À semelhança de muitos casos aqui no Brasil.

Acontece que o julgamento agora em curso no Supremo Tribunal Federal (STF), à revelia de uma decisão política tomada pelo ministro da Justiça Tarso Genro, tem como objetivo abrir um precedente muito maior do que o revide específico à justa luta de Cesare. Trata-se, na verdade, de mais uma ação conservadora do judiciário brasileiro visando colocar em questão tanto o direito ao asilo e refúgio político de tod@s guerreiras e guerreiros que resistem em outros países, quanto reforçar a criminalização dos movimentos sociais e de todas as pessoas que lutaram e lutam por justiça e liberdade aqui no país.

Imaginem um mundo onde, em situações limites como as que vivemos cotidianamente, não possamos mais nos refugiar em país algum com segurança de que teremos o mínimo de condições pra recomeçar? Chamamos a atenção de tod@s para o seguinte fato: se confirmada esta decisão judicial arbitrária e conservadora, muitos companheiros e companheiras que resistem em outros países – e neles são cruelmente perseguidos – poderão ter questionada a sua possibilidade de se refugiar no Brasil, com seu direito à integridade, paz e recomeço da vida assegurados.

A luta pela não-extradição de Cesare Battisti deveria sensibilizar e mobilizar todas e todos aqueles que resistiram e resistem contra a injustiça e a violência do Estado e das elites no passado e no presente, em todos os países do mundo!!! Só conseguiremos entender o quê passamos em nosso cotidiano, nas periferias e favelas, no campo e na cidade, se fizermos as devidas pontes históricas com as injustiças e violências vividas em outros períodos históricos (que criaram as condições para as violências de hoje), e em outros lugares e países (que vivem situações semelhantes às nossas). Se não lutarmos tod@s junt@s contra tod@s estas injustiças, não teremos forças suficientes para combater aquelas vividas por cada um de nós!!! Se a justiça não for feita em relação ao passado, não será possível nem no presente, muito menos no futuro!

As Mães de Maio sempre foram, e continuarão sendo, solidárias à luta pelo direito à memória, à verdade e à justiça de tod@s @s perseguid@s e pres@s polític@s do Estado brasileiro, desde @s indígenas massacrad@s, @s african@s escravizad@s, os camponeses e camponesas expulsas de suas terras e assassinad@s, @s operári@s explorad@s, as vítimas e parentes de pres@s e perseguid@s políticos da ditadura civil-militar, e a@s milhares de pres@s polític@s atuais do Estado brasileiro, em sua maioria negra e pobre, das periferias e dos movimentos sociais! Nas fotos que seguem em anexo, nós – Mães de Maio – estamos participando de manifestação em Brasília junto a@s familiares e ex-pres@s e perseguid@s polític@s da ditadura civil-militar brasileira, e pela liberdade de Cesare Battisti.

A luta pela vida e pela liberdade de Cesare Battisti também é uma luta de tod@s nós!!! Ainda é possível reverter mais esta decisão conservadora do judiciário, e pressionar o presidente Lula para que mantenha a determinação do ministro Tarso Genro: liberte Cesare imediatamente e assegure sua integridade e mínima dignidade aqui no país.

Essa luta depende muito de nós, e tem um grande significado de solidariedade internacional!!!

Toda solidariedade a Cesare Battisti e a tod@s @s pres@s e perseguid@s políticos de ontem e de hoje, pelo Estado brasileiro e pelos outros estados autoritários!!!

Ontem foram eles, hoje somos nós, amanhã deverá ser você: se não lutarmos juntos!!!

MÃES DE MAIO

maes-11

maes-2

maes-3

3 COMENTÁRIOS

  1. presadod colegas dos movimentos sociais felicidades
    Nobres amigos,muitas vezes eu questiono que tipo de democracia ê essa de nosso pais.
    Temos pessoas que tombaram lutando pelos direito igualitario de todos os cidadaos brasileiro
    Este ê o espelho dos politicos que nossa sociedade elejeiram para defender direitos de toda sociedade brasileira
    So resta se fazer um reflexao de tudo que estar acontecendo lá em brasilia policiais jogando cavalos para passar por cima das pessoas que defemdem direitos do cidadao e que lutam contra a currupçao dos politicos que air estao
    Ê PRECISO REPENSAR QUE TIPO DE POLITICO NOS QUEREMOS
    Lamentavelmente ê triste se ver aquela reportagem do dia 09 de dezembro de 2009 ê uma vergonha nacional
    [email protected]

  2. Nobres companheiras dos movimentos maes de maio felicidades para todas e todos
    Como ê triste se olhar para uma reportagem igual aquela do dia 09 de de dezembro de 2009
    Eu acho que nem na epoca da ditadura militar aconteceu uma violencia tao grande como aquela.
    Nota se que os pensamentos dos nossos ploliticos nao evoloimuito,estao querendo imitar os genocidas dos anos 1960 a 1964,que o cidadao anoitecia e nao amanhecia em sua casa porque o exercito vinha apanhar ele alta horas e nao mais voltava a sua residencia e nao se sabia para onde tinham levado aquele cidado e aquele desaparecia do mapa.
    Vejam em que situaçao nos estamos chegando,ê preciso se fazer alguma coisa para impedir fatos desta natureza, vamos cobrar de nossas autoridades brasileira o respeito pelo os direitos constitucional nacional e internacional dos nossos cidadaos brasileiros e extrangeiros respeitando os acordos bilaterais internacionais e nacional
    nao devemos ficar de braços cruzado.se nao nos vamos chegar a um ponto de ficarmos com as nossas maos atadas pela justiça dos ditadores.politico de nossa terra.
    Nao devemos aceitar de maneira alguma este absurdo
    vamos a luta nao esqueçamos os companheiros que tombaram nas maos dos opressores da ditadura capilalista e militar.
    [email protected]

  3. Olá companheiros e companheiras de todo brasil boa tarde Nobres colegas hoje é mais um dia que paramos um pouco para pensr neste momento politico que temos que suportar ouvir e ver o comportamento de determinados deputados e senadores que enviamos para brasilia no sentido de defender direitos do povo brasileiro como é triste essas barbarie contra o trabalhador brasileiro Vocé já parou para pensar com este partido do PSDB govenando este pais A onde nos vamos parar Eles sao capaz de fazer pior do que o governador do parana fez com os professores daquele estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here