Apresentamos, legendado em português, um vídeo de 5’21’’ sobre um facto ocorrido em Dresden (Alemanha) no sábado, 13 de Fevereiro passado, e cujas imagens e entrevistas falam por si. Vídeo esse que colhemos no site da associação Dresden Nazifrei (Dresden sem nazis). Por Passa Palavra


Logo a seguir transcrevemos o essencial de um artigo do site noticioso francês rue89.com, com alguns dados não referidos no vídeo.

Uma estreia em Dresden: neonazis impedidos de desfilar


Pela primeira vez, a tradicional marcha dos neonazis alemães em Dresden, convocada para sábado [13 de Fevereiro], não pôde realizar-se. Mais de 10.000 manifestantes a impediram, respondendo a um apelo da Presidente da Câmara [Prefeita] da cidade, Helma Orosz.

Bloqueando «ruas, cruzamentos e vias férreas» e formando uma cadeia humana, eles obrigaram os militantes neonazis a permanecer «no seu local de encontro, em frente da estação ferroviária de Neustadt, onde os judeus da cidade eram deportados pelos nazis», conta a AFP.

Um porta voz da polícia indicou à agência que os militantes neonazis, cerca de 5.000, começaram a dispersar ao fim da tarde sem terem conseguido desfilar.

A polícia não conseguiu impedir alguns confrontos entre os dois campos, que provocaram vários feridos. Foi feita uma trintena de detenções.

Imagens difundidas pelo site Euronews mostram militantes a atacar um autocarro [ônibus] e a polícia a usar canhões de água. Estavam mobilizados 5.000 polícias [policiais], vindos de toda a Alemanha.

O município de Dresden tentou que a marcha fosse proibida, mas a justiça autorizou-a na quinta-feira anterior.

No seu site, a associação Dresden Nazifrei (Dresden sem nazis), que convocara o movimento, felicita-se pela mobilização e calcula em 12.000 o número de manifestantes que impediram o desfile dos neonazis.

Esta marcha tem-se realizado todos os anos para comemorar o aniversário do bombardeamento de Dresden pelos aliados, durante a Segunda Guerra Mundial, que destruiu em dois dias a maior parte da cidade e causou 25.000 mortos (ver artigo O bombardeamento da população civil na Europa pelos Aliados durante a segunda guerra mundial).

Na foto: militantes antinazis enfrentam a polícia alemã. (David W Cerny/Reuters)

Vídeo: Tradução do alemão por Miguel Morais. Legendagem por Passa Palavra.

Notícia: Tradução do francês por Passa Palavra.

1 COMENTÁRIO

  1. Saudações
    compartilho endereço do flickr sobre – Manifestação de grupos integralistas contra as políticas sobre Direitos Humanos no Brasil – PNDH-3 (Programa Nacional dos Direitos Humanos).
    O evento ocorreu em 07-02-2010 às 15hs na cidade de São Paulo na Av. Paulista, em frente ao MASP.
    Mais uma ação dos herdeiros da extrema direita brasileira.

    http://www.flickr.com/photos/integralismo/show/with/4337848181/
    clique ao lado direito em: 62 uploads para ver slidshow

    Veja também mais fotos de outras atividades dos grupos da denominada FIB – Frente Integralista Brasileira
    http://www.flickr.com/photos/integralismo/

    Jefferson Rodrigues

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here