Chile, daqui do nosso Sul

Estimados/as companheiros/as:

Escrevemos-lhes perante a difícil situação que estamos a viver na nossa povoação (Boca Sur) Concepción e companheiros/as do Sindicato de Pescadores de Laraquete, dois sectores esquecidos pelo governo e pelas autoridades, “castigados” por serem pobres.

Tanto em Laraquete como em Boca Sur estamos a viver situações semelhantes de descaso, em Boca Sur não chegou mais ajuda do que uma saca com seis produtos que o governo entregou Há duas semanas e meia, a água e a luz foram restabelecidas com uma série de dificuldades e aumentou o desemprego com o encerramento de muitas empresas e sectores ligados ao comércio, à pesca e às florestas.

Situação similar vive-se em Laraquete onde os pescadores viram as suas ferramentas de trabalho danificadas e ficaram impossibilitados de vender os seus produtos devido à crise que se vive desde o Bio Bio, a sul, onde a ajuda não chega e os acessos a partir da província de Concepción estão dificultados pela queda de uma ponte e os danos em duas outras.

Embora a alimentação seja escassa e os preços tenham subido, a população resolveu a situação com a solidariedade de outros sectores sociais e políticos, o problema centra-se hoje no plano económico, a necessidade em Boca Sur e Laraquete centra-se nos seguintes aspectos:

Laraquete: O Sindicato dos Pescadores e o Agrupamento dos Artesãos precisam de um espaço físico para concentrar a ajuda e para continuar a fortalecer a organização na comunidade, actualmente não têm onde se encontrar e as reuniões fazem-se ao ar livre, questão que dentro de poucas semanas será impossível, com a chegada do outono-inverno.

A Proposta: construção da “Casa da Unidade de Laraquete”, que pode ser construída com a solidariedade de organizações sociais e políticas que possam colaborar. Numa primeira instância, pode ser a construção de uma casa de madeira com tecto de zinco de 5 por 10 metros.

Boca Sur: A Escola Livre e Popular Víctor Jara de Boca Sur começou o seu trabalho de nivelamento dos estudos em 12 de Abril, ainda sem saber se poderíamos resolver o material para desenvolver as aular e o arrendamento do local, o que dificulta o trabalho e a continuidade do projecto, tudo o que antecede resultando de a nossa organização funcionar com autogestão dos recursos económicos e no ano corrente será impossível realizar alguma actividade de início de ano (como sempre se faz) devido à crise económica que o terremoto de 27 de Fevereiro trouxe consigo. Para além do estritamente educativo e da necessidade de os nossos conterrâneos/as nivelarem os estudos com uma visão crítica, a Escola foi a única organização que deu uma resposta política de bairro no nosso sector, e por isso é hoje fundamental o trabalho, que sem dúvida continuará com ou sem recursos, mas apelamos à solidariedade e à ajuda que dos/das nossos/as irmãos/irmãs de classe para continuarmos a fortalecer experiências concretas de unidade e poder popular.

Proposta: conseguir resolver o arrendamento do local até Agosto, materiais de trabalho e construção de um forno comunitário para o sector.

Desde já agradecemos a boa vontado de quantos decidiram solidarizar-se com as nossas povoações desde o início, agora mais do que nunca se torna valiosa a frase “só o povo ajuda o povo”, assim foi sempre, assim continuará sendo.

“Pelo sacrifício dos nossos pais, pelo futuro dos nossos filhos/as”
Avante com a unidade do povo!

Sindicato de Pescadores de Laraquete, província de Arauco.
Escola Livre e Popular Víctor Jara, província de Concepción.

Contacto:

[email protected]
Coordinador: 0056-41-2277196

Notas relacionadas:

Chile_Terremoto y Resistencia: La escuela Libre y Popular Víctor Jara
http://red-latina-sin-fronteras.lacoctelera.net/post/2010/04/13/chile_terremoto-y-resistencia-escuela-libre-y-popular-victor

Chile: LLamado a la Solidaridad con el Sindicato de Pescadores Artesanales
de Laraquete
y la Escuela Libre y Popular Víctor Jara de Boca Sur
http://red-latina-sin-fronteras.lacoctelera.net/post/2010/04/13/chile-llamado-la-solidaridad-con-sindicato-pescadores

El Otro Chile_Tras los sones de Víctor Jara: Boca Sur
http://red-latina-sin-fronteras.lacoctelera.net/post/2010/04/13/el-otro-chile_tras-sones-victor-jara-boca-sur

Red Latina sin fronteras
http://www.lacoctelera.com/red-latina-sin-fronteras

chile

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here