Salve compas!


Esta mensagem traz um importante pedido de Adesão e uma convocação para a Luta!


Tod@s estão acompanhando os últimos acontecimentos na Baixada Santista… Na última semana, foram mais de 30 pessoas assassinadas. Há muito tempo nós, Mães de Maio, vínhamos denunciando e alertando sobre esta situação… Quantas vidas e quantas famílias não poderiam ter sido poupadas de tamanha violência?????? Quantos jovens mais, negros e pobres, precisarão cair para que a sociedade reaja????

Temos dado passos importantes na denúncia de toda esta situação. Mas nós sabemos: a Luta não pára! A Luta só terminará quando vivermos numa Sociedade Verdadeiramente Democrática, Justa e Livre – que está muito longe de ser esta que sobrevivemos!

Nós, Mães de Maio, junto a uma série de setores do movimento negro e popular, estamos organizando UM GRANDE ATO PARA O DIA 13 DE MAIO, NA PRAÇA DO PATRIARCA, EM SÃO PAULO: “MAIS UM MAIO SEM ABOLIÇÃO, MÃES DE MAIO SEM REPARAÇÃO!”

Iremos REBATIZAR A PRAÇA COM O NOME DE “PRAÇA MATRIARCA DANDARA”.

QUEREMOS E PRECISAMOS CONTAR COM TOD@S VOCÊS ASSINANDO A CONVOCAÇÃO DO ATO, PARTICIPANDO DAS REUNIÕES DE ORGANIZAÇÃO, AJUDANDO A DIVULGAR E COMPARECENDO MACIÇAMENTE NO DIA 13 DE MAIO, A PARTIR DAS 14hs, NO CENTRO DE SÃO PAULO.

VEJAM ABAIXO A CONVOCATÓRIA DO ATO E CONFIRMEM PARA NÓS A ASSINATURA DE SEU MOVIMENTO/ORGANIZAÇÃO.

A PRÓXIMA REUNIÃO DE ORGANIZAÇÃO DO ATO SERÁ NESTA SEXTA-FEIRA (30/04), ÀS 18:30hs, NO SINDICATO DOS ADVOGADOS DE SP (RUA DA ABOLIÇÃO, 167 – BELA VISTA).

Ressaltamos aqui que se trata de um ATO SUPRAPARTIDÁRIO, SUPRAELEITORAL, SUPRA RELIGIOSO E SUPRA SECTARISMO DE QUALQUER TIPO.

A Luta pela Vida contra um Sistema Racista e Opressor que só funciona na lógica do Dinheiro e da Violência PRECISA DA PARTICIPAÇÃO AUTÔNOMA DE TODOS E TODAS VERDADEIRAMENTE COMPROMETID@S COM A LIBERTAÇÃO DE NOSSOS CORPOS E MENTES!

TODOS E TODAS AS PESSOAS SINCERAMENTE COMPROMETIDAS COM A VERDADE, COM A MEMÓRIA, COM A JUSTIÇA E COM A LIBERDADE DO POVO POBRE E NEGRO ESTÃO CONVIDA@S E SERÃO MUITO BEM-VIND@S! HOMENS E MULHERES; NEGRAS, BRANCOS E INDÍGENAS; GAYS, LÉSBICAS, TRANSEXUAIS, TRANSGÊNER@S E DEMAIS GÊNER@S DE HOMOAFETIVIDADE; DE TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS (PT, PSOL, PC do B, PSB, PSTU, PCB etc) OU SEM-PARTIDOS; DE TODAS AS RELIGIÕES (CANDOMBLÉ, UMBANDA, CATÓLIC@S, PROTESTANTES, ESPÍRITAS etc)!

É PRECISO QUE TOD@S NÓS, SEM EXCEÇÃO, REUNAMOS FORÇAS PARA DAR UM GRITO BEM FORTE CONTRA O GENOCÍDIO HISTÓRICO E CONTRA O EXTERMÍNIO ATUAL DO POVO NEGRO E POBRE!!!

É PRECISO LUTARMOS JUNTOS E UNID@S PELO DESARQUIVAMENTO, PELA FEDERALIZAÇÃO E POR JUSTIÇA REFERENTE AOS CRIMES DE MAIO DE 2006: O MAIOR MASSACRE DA HISTÓRIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA!!!

MATANÇA NUNCA MAIS!!!

POR UM VERDADEIRO PODER POPULAR!!!

FIRMES NA LUTA,

MÃES DE MAIO

13 de Maio, Dia de Luta

MAIS UM MAIO SEM ABOLIÇÃO… MÃES DE MAIO SEM REPARAÇÃO!

GENOCÍDIO HISTÓRICO

A história dos africanos(as) seqüestrados(as) para o Brasil, e de seus descendentes negros(as) e pobres no país sempre foi marcada por muita exploração, racismo e violência de todos os tipos. A colonização de sociedades e de culturas inteiras e a mercantilização de seres humanos, escravizados na base da força, gerou a principal raiz de nossas desigualdades e de nossa falta de liberdade, prolongando junto à expansão do capital, uma herança escravista e racista que nunca fora abolida nem superada. Muito pelo contrário, se intensifica!

VIOLÊNCIA E INJUSTIÇA ATUAL

Nunca tivemos uma Abolição Verdadeira. Ao contrário, o que vivemos nas últimas décadas, em plena vigência do que chamam de “estado democrático de direito”, tem sido um aprofundamento da exploração, da falta de direitos básicos, da descartabilidade econômica, além da criminalização e da violência generalizadas. Essa realidade se explicita no cotidiano dos negros(as) e pobres moradores de favelas e comunidades periféricas: o encarceramento em massa, sobretudo de jovens negros; o vertiginoso aumento das taxas de homicídios, principalmente das execuções sumárias feitas por agentes policiais e grupos de extermínio; a política de remoção e despejo, casada a um verdadeiro racismo ambiental; a péssima qualidade dos serviços de saúde e ensino básico aliada à elitização das universidades públicas. Isso é feito visando manter as relações escravocratas entre a elite dominante e a maioria da população negra, pobre, subalternizada e estigmatizada. Segundo pesquisa divulgada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, UNICEF e Observatórios de Favelas (dia 21/07/2009), mais de 33.5 mil jovens terão sido executados no Brasil no curto período de 2006 a 2012. Os estudos apontam que os jovens negros têm risco quase três vezes maior de serem executados em comparação com os brancos.
.
AÇÃO E RESISTÊNCIA

Nossos movimentos de resistência chamam este processo de violência contra a população afrodescendente de “Faxina Étnica”, “Genocídio do Povo Negro e Pobre”, “Genocídio Periférico”, ou “Políticas de Extermínio”. Independente do nome dado à esta tragédia humanitária, o mais importante é que todos(as) nós temos o mesmo diagnóstico sobre a gravidade da situação. E a partir dela lutamos unidos! Com objetivos comuns de Liberdade!

CRIMES DE MAIO DE 2006…
2007… 2008… 2009… 2010…

Em maio de 2006 o estado de São Paulo vivenciou um dos episódios mais emblemáticos da situação de violência contra negros e pobres: policiais e grupos paramilitares de extermínio ligados à PM promoveram um dos mais vergonhosos escândalos da história brasileira. Em uma cínica e mentirosa “onda de resposta” ao que se chamou na grande imprensa de “ataques do PCC”, foram assassinadas no mínimo 500 pessoas – que hoje constam entre mortas e desaparecidas. A imensa maioria delas – mais de 500 jovens negros, afro-indígena-descendentes e pobres – executada sumariamente sem qualquer possibilidade de defesa. Sem dúvida, o maior Massacre da história brasileira recente!
.
POR QUE LUTAR?

Motivos não faltam: Lutamos por todas as razões acima! Lutamos por uma VERDADEIRA ABOLIÇÃO! Lutamos por Reparações para o Povo Negro! Lutamos pela Memória, pela Verdade, por Justiça e por Liberdade! Lutamos pelo Desarquivamento e Federalização dos Crimes de Maio de 2006! Pelo Fim do Genocídio e da Faxina Étnica contra o Povo Negro, Pobre e Periférico! Lutamos pela inclusão da população negra nas universidades públicas gratuitas! Lutamos por Cotas para negros(as) um universidades, serviços públicos e mercado de trabalho! Lutamos por políticas públicas efetivas, pelo direito das populações Sem-Terra, Quilombolas e Indígenas.
.
JUNTE-SE A NÓS!


UNEAfro-Brasil, Círculo Palmarino, MNU, Mães de Maio, Acat-Brasil, APEOESP/ Corrente Alternativa, Associação Amparar, Fórum Centro Vivo, IBCCRIM, Justiça Global, MNDH, Movimento Moradia do Centro, Rede Extremo Sul, Sindicato dos Advogados, Sujeito Coletivo USP, Tribunal Popular, UMM/SP, Núcleo de Consciência Negra na USP, Rede Contra Violência – RJ, Tortura Nunca Mais – SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here