Queimados: Fábio e Rodrigo – sete anos sem resposta, sem justiça

Fábio Eduardo Soares Santos de Souza e seu amigo Rodrigo Abílio foram vistos pela última vez em 09/06/2003. O desaparecimento dos dois foi registrado pela mãe de Fábio, Izildete Santos da Silva. O desaparecimento aconteceu após uma abordagem policial. Os jovens foram abordados por quatro policiais que estavam numa viatura Blazer ao voltarem de uma festa junina que se realizava em um bar, no bairro São Roque, em Queimados. Segundo Izildete, os policiais afirmam que apenas “deram uma dura nos meninos” e os liberaram. O fato é que os corpos dos dois jovens jamais apareceram. Tampouco voltaram os jovens vivos para contar o que se passou.

Participou da abordagem aos jovens o policial militar Walter Mario Tenório Mariotini Valim. Em razão da busca de informações sobre o paradeiro dos dois jovens o policial fez várias ameaças a Izildete, mandando que ela parasse de andar no Centro do Rio de Janeiro, porque com suas andanças poderia acabar desarquivando um processo contra ele que já havia sido arquivado. A mãe desse policial também chegou a fazer acusações à dona Izildete, dizendo que se acontecesse qualquer coisa com seu filho depois “ela ia se ver”, porque outros policiais estavam soltos. Outra ameaça era feita em relação ao outro filho de dona Izildete, um jovem cadeirante. Os policiais diziam que se ela não parasse de buscar informações e denunciar o caso, o outro filho também poderia desaparecer. O policial Walter Mario Tenório Mariotini Valim disse para ela parar com as denúncias senão iria processá-la, e de fato, chegou a abrir um processo contra dona Izildete, o qual foi arquivado.

Dona Izildete tem tido uma dificuldade enorme para levar o caso adiante em razão da falta de informações, falta de provas, ameaças dos policiais e a burocracia das delegacias e demais instituições oficiais por onde tem peregrinado em busca da resolução do caso. Esse mesmo policial também chegou a ser acusado de envolvimento na Chacina da Baixada, ocorrida em 2005.

Em mais uma esforço para fazer justiça em relação ao seu filho, dona Izilde, familiares de vítimas de violência do Estado e a Rede contra Violência realizarão um ato público no dia 18/06, às 10hs. Contamos com a participação da população de Queimados na luta contra a violência policial, a arbitrariedade e o descaso das autoridades públicas.

Dia: 18/06, às 10hs

Local: Praça Na Sa da Conceição – Centro de Queimados

Não queremos que esta história se repita, basta de impunidade!

QUEREMOS JUSTIÇA!!!

Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência / Familiares de vítimas da violência do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here