Os 12 presos políticos da Frente de Pueblos en Defensa de la Tierra de San Salvador Atenco obtiveram a liberdade absoluta

Após 4 anos e 1 mês de mobilização popular e após a interposição de sucessivos recursos legais, no dia de hoje, 30 de junho, cerca da 1 da tarde, os 12 presos políticos da Frente de Pueblos en Defensa de la Tierra de San Salvador Atenco obtiveram a liberdade absoluta, que deverá ser imediata, por decisão da Suprema Corte de Justicia de la Nación [o Supremo Tribunal maexicano].

Nos dias 3 e 4 de maio de 2006 o governo de Enrique Peña Nieto, do estado de México, e o governo federal de Vicente Fox realizaram um cerco e um assalto policial-militar em Texcoco e em San Salvador Atenco, que deixou como resultado mais de 400 pessoas detidas, centenas de feridos e torturados de diversas organizações, dezenas de mulheres violadas e abusadas sexualmente, uma criança e um rapaz assasinados pela polícia. Esse cerco e assalto foram planejados para esmagar a resistência dos camponeses de Atenco contra os megaprojetos que pretendem lhes arrebatar as suas terras. A Frente de Pueblos en Defensa de la Tierra de San Salvador Atenco é uma das organizações aderentes a La Otra Campaña.

A mobilização popular, a defesa legal e a solidariedade internacional, e não o acaso ou a benevolência dos juízes, conseguiram a liberdade dos 12 de Atenco.

Fica pendente o caso de América del Valle, que há poucos dias se acolheu à embaixada venezuelana no México, solicitando asilo como perseguida política, sob as mesmas acusações que os até hoje formalmente presos.

Continuaremos relatando a libertação dos 12 de Atenco nas próximas horas.

Visite a página da campanha nacional e internacional: http://www.atencolibertadyjusticia.com

Nota tomada (e modificada com licenca) de: http://cmldf.lunasexta.org/node/17072 Traduzida por: Equipe de comunicação internacional Comité Libertad y Justicia para Atenco

Veja mais aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here