Casa da Achada: programação de Fevereiro

LANÇAMENTO DE ÉRICO VERÍSSIMO – UM ROMANCISTA BRASILEIRO DE MÁRIO DIONÍSIO

Terça-feira, 22 de Fevereiro, às 18h30

Por iniciativa de Vania Chaves e João Marques Lopes, foi editada pelo CLEPUL da Faculdade de Letras e pela Casa da Achada-Centro Mário Dionísio a segunda dissertação de licenciatura de Mário Dionísio, de 1939, sobre Érico Veríssimo, até agora inédita. A primeira, em 1938, tinha sido sobre a «Ode Marítima» de Álvaro de Campos, quando Fernando Pessoa não tinha entrada na Faculdade de Letras… e Mário Dionísio ficou reprovado…

Na sessão de lançamento de ÉRICO VERÍSSIMO – UM ROMANCISTA BRASILEIRO participam Vania Chaves, que fez a edição, João Marques Lopes, que fez o prefácio, e Eduarda Dionísio, presidente da Casa da Achada.

achada-11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FERNANDO LOPES-GRAÇA é o tema da segunda sessão da série AMIGOS DE MÁRIO DIONÍSIO

Sábado, 26 de Fevereiro, às 16h

Quem organiza a sessão – conversas e audições – é o jovem musicólogo Manuel Deniz Silva. Participarão com depoimentos várias pessoas que conheceram bem Fernando Lopes-Graça.

achada-24

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UMA NOVA OFICINA PARA MAIORES DE 14 ANOS DURANTE UM MÊS: MÚSICAS COM HISTÓRIA(S)

Todos os domingos, das 15h30 às 17h30

Onde se ouvirá… conversando, ou se conversará… ouvindo, músicas, ditas clássicas e ditas menos clássicas, com história(s) que, de algum modo, fizeram história.

As escolhas e a orientação são de Manuel Videira.

achada-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ITINERÁRIOS – conversa com Rui Canário

Sábado, 12 de Fevereiro, às 16h

6ª Sessão de uma série que acontece de dois em dois meses: uma pessoa com um itinerário pouco vulgar conta a sua história.

Como se pode chegar à Faculdade de Letras para estudar História. Como se luta contra a ditadura fora dos grandes partidos. O que foi o serviço militar. O que foi ser professor do ensino preparatório e sindicalista depois do 25 de Abril. Das organizações ao trabalho «solto». Como se descobrem as «ciências da educação» e o que se pode fazer delas. Como se chega à pintura.

Pequena mostra de pinturas de Rui Canário.

achada-4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MÁRIO DIONÍSIO, UM ESCRITOR

Sexta-feira, 25 de Fevereiro, às 18h

É a 9ª sessão de uma série mensal sobre livros de Mário Dionísio.

Eugénia Leal fala do último livro de contos de Mário Dionísio A MORTE É PARA OS OUTROS, publicado em 1988.

achada-5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIVROS DAS NOSSAS VIDAS

Quinta-feira, 10 de Fevereiro, às 18h

É a 9.ª sessão de uma série com periodicidade mensal, a partir de livros referidos num depoimento de Mário Dionísio sobre «Os livros da minha vida».

Joaquim Beja fala de A PESTE de Albert Camus.

achada-6 

 

 

 

 

 

 

 

 

CICLO A PALETA E O MUNDO II
LEITURA COLECTIVA
Com projecção de imagens e comentários

Todas as segundas-feiras às 18h30

Estamos no 5º volume da obra, na parte «Durante as grandes tempestades – II», a aproximarmo-nos do fim: «A paz e a guerra a preto e branco», «Recusa e Intervenção», «A omnipotência do Sonho»…

achada-7 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CINEMA E PINTURA
Ciclo de Cinema

Todas as segundas-feiras às 21h30

Os filmes são apresentados e é distribuída uma folha de sala.

Este mês:
CINCO MULHERES À VOLTA DE UTAMARO
de Kenzo Mizoguchi, 1946, 106 min.
7 de Fevereiro às 21h30

GOYA
de Carlos Saura, 1999, 107 min.
14 de Fevereiro às 21h30

L’HYPOTHÈSE DU TABLEAU VOLÉ
de Raoul Ruiz, 1979, 66 min.
21 de Fevereiro às 21h30

O SOL DO MARMELEIRO
de Victor Erice, 1992, 133 min.
28 de Fevereiro às 21h30

Ver aqui a programação completa.

achada-8

 

 

 

 

 

 

 

 

SABIA QUE?…
 
 

 

… continuamos a discutir PARA QUE SERVE O CANTO POPULAR
um desafio da Lega di Cultura de Piadena a todos os que vão participar na sua festa anual em finais de Março, como é o caso do Coro da Achada. A proposta é assinada por Alessandro Portelli do Circolo Gianni Bosio. O debate começou na Casa da Achada na tarde de 15 de Janeiro. Participou quem quis participar, mesmo não pertencendo ao Coro. Foi distribuído um texto de Mário Dionísio, onde fala de «popular» e das recolhas de Giacometti, entre outras coisas. O debate continuará no sábado, 5 de Fevereiro, às 17h30 e terá convidados especiais. É só aparecer. São bem vindas práticas, informações, ideias.

… CEDEMOS A SALA PARA SESSÕES ORGANIZADAS POR OUTROS:
– Sexta-feira, 11 de Fevereiro, às 19h e às 21h30 para uma sessão em duas partes sobre Luiz Pacheco, organizada por Tânia Pinto: às 19h, Isabel da Nóbrega lerá «Comunidade»; às 21h30, haverá uma tertúlia onde participarão amigos de Luiz Pacheco (por curiosidade, leiam um texto de Luiz Pacheco sobre Mário Dionísio);
Sábado, 12 de Fevereiro às 21h30 para uma sessão organizada pela Comissão de Apoio a Cesare Battisti e pelo Grupo de Intervenção nas Prisões. «O caso Battisti é o caso de todos nós» – debate coordenado pelo Grupo de Intervenção nas Prisões em Lisboa, seguido de concerto com José Mário Branco e outros músicos que participaram na canção de apoio «Hoje Battisti, amanhã tu!»;
Sábado, 19 de Fevereiro às 15h para um debate sobre Lutas e Movimentos Sociais organizado pela UNIPOP.

… serão feitas visitas guiadas à Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, destinadas ao Atrium e ao CNC, que as solicitaram.

O Coro da Achada canta na quinta-feira, 17 de Fevereiro, à noite na Faculdade de Economia de Coimbra, no âmbito do colóquio «Portugal entre desassossegos e desafios» organizado pelo CES – Centro de Estudos Sociais.

… nas horas de abertura, é possível:
ver a exposição 50 anos de pintura e desenho-II com obras de Mário Dionísio e artistas seus amigos, tais como Abel Salazar, Álvaro Cunhal, António Cunhal, Arco, Avelino Cunhal, Betâmio de Almeida, Cândido Portinari, Carlos de Oliveira, Carlos Scliar, Germano Santo, José Júlio, Júlio, Júlio Pomar, Júlio Resende, Manuel Ribeiro de Pavia, Maria Helena Vieira da Silva, Raul Perez;
ler na Biblioteca da Achada que tem secções de Literatura, Arte, Cinema, Teatro, História, Ciência, Literatura Infanto-Juvenil, etc…

Exposição 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here