Ato no Rio de Janeiro denuncia despejos e remoções

 

Veja fotografias aqui.

No último dia 25 de março, sexta-feira, foi realizado no Centro do Rio de Janeiro o “Ato pelo Direito à Cidade, Pela Moradia e Justiça Urbana”. Com a participação de organizações ligadas à luta por moradia e ao debate a respeito dos impactos negativos dos grandes eventos sobre as camadas populares da cidade, a marcha foi feita entre a igreja da Candelária e a Cinelândia, cruzando a Av. Rio Branco. Não houve qualquer embate junto à polícia, que somente acompanhou a manifestação.

A manifestação iniciou sua concentração por volta das 17:00 próximo à igreja da Candelária. Organizadas com um carro de som, as pessoas seguiram a Agência Rio, um dos imóveis onde funciona a Secretaria Municipal de Habitação, localizado ao lado do ponto de encontro inicial. Com bandeiras e faixas, “interditaram” simbolicamente o prédio com o uso das famosas faixas listradas tão utilizadas pelas “autoridades” públicas em seus tantos despejos e remoções violentos e ilegais que vêm ocorrendo.

Seguiram-se falações que denunciavam o descaso das três esferas do Estado com as centenas de famílias que têm sofrido com os ataques ao seu direito à moradia. Denúncias também foram apontadas ao compromisso que a prefeitura, o governo do estado e o governo federal têm assumido para aquecer economicamente vários setores do mercado através dos grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas (o capital imobiliário, os grandes investidores do turismo de elite, o mercado da segurança, o mercado esportivo, etc.).

Em meio às falações, a manifestação seguiu até a praça da Cinelândia. Lá terminou, lembrando da importância do árduo e longo processo de luta popular para o enfrentamento e a construção de alternativas frente às investidas feitas contra as classes populares.

Por Pela Moradia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here