logo-mst

Continuando a Jornada de Lutas, cerca de 250 famílias ocuparam uma fazenda destinada à extração de madeira e resina

Setor de Comunicação do MST – Regional Campinas

Na madrugada do dia 16 de abril, sábado, aproximadamente 250 famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) ocuparam uma fazenda no município de Itapetininga, interior de São Paulo. Com aproximadamente 12 mil alqueires, as terras pertencem ao governo do Estado e é utilizada para o cultivo de pinus e eucalipto e para a extração de madeira e resina, destinadas a grandes grupos empresariais como Votorantim Papel e Celulose (VCP), Eucatex, Duratex e Suzano Papel e Celulose.

A área está sob controle político do deputado estadual  Edson Giriboni, do Partido Verde, e é reconhecida como Estação Experimental pelo Instituto Ambiental, órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O local serve oficialmente como centro de experimentação científica nas áreas florestal e ambiental, no entanto, o que vemos é um imenso deserto verde destinado a enriquecer grandes empresas de papel e celulose.

A ocupação é parte da Jornada Nacional de Lutas do MST e tem por objetivo denunciar a monocultura de eucalipto e a utilização de terras públicas em benefício de grandes empresas privadas. Enquanto a Reforma Agrária permanece paralisada em todo o Estado de São Paulo, as empresas avançam cada vez mais sobre as terras para ampliar a produção de eucalipto por meio da monocultura, que desemprega os trabalhadores rurais e destrói o meio ambiente. Por conta dessa situação, as famílias de cinco regionais do Estado, incluindo Campinas, permanecem acampadas no local e reivindicam a destinação da área para a Reforma Agrária.

1 COMENTÁRIO

  1. qero saber como que nosso governo faz assentamento de terras se tem dono so em itapetininga meu avo justino martins deixou 1145 alqueires de terra inclusive 250 o lula fez assentamento isso e errado deixou para os filhos gabriel roque martins joao martins martiniano martins ana martins claro maria conceicao martins maria jose martins maria alves martins zulmira martins olivia martins temos a certidao das terras ea matricula 1013 em nome de justino martins e esta em processo como que voces querem essas terras se tem dono isso e errado espero que se ajustem seus planos por que isso e ilegal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here