Café da manhã nesta terça-feira, 18, às 9h, é estratégia para resistir ao início das obras do projeto Porto Maravilha na comunidade.

Moradores do Morro da Providência estão mobilizados desde a manhã de hoje (18/07) em torno da praça Américo Brum para evitar sua demolição. Funcionários da prefeitura do Rio chegaram ao local cedo e informaram que amanhã a praça será cercada. A seguir, vem a demolição da área de lazer, onde há bares e uma quadra de futebol. Será o primeiro passo para a construção de teleféricos na comunidade, parte do projeto Porto Maravilha.

Apesar do anúncio das obras ter sido feito há mais de um ano, a prefeitura ainda não apresentou aos moradores o projeto, gerando insegurança na comunidade. A praça deve dar lugar a uma estação, mas ninguém sabe exatamente por onde passarão os teleféricos. A comunidade não foi consultada se o traçado é o que melhor atende às suas necessidades, reforçando a idéia que o “bondinho” é para promoção de um turismo questionável e não para melhorar a acessibilidade da população local. Lideranças do morro vão realizar um café da manhã comunitário amanhã, com início às 9h, para tentar impedir o início das obras. Os moradores temem que depois da área de lazer, suas casas sejam demolidas.

Há marcações da Secretaria Municipal de Habitação em diversas áreas da comunidade. As pixações que demarcam áreas a serem removidas também são feitas sem consulta aos donos das casas. Em relatório entregue ao Ministério Público Federal, especialistas ligados ao Fórum Comunitário do Porto estimam pelas marcações da SMH que entre 300 e 400 casas devem vir abaixo.

As alternativas oferecidas às famílias em situação de despejo são unidades de moradias populares localizadas na Zona Oeste da cidade, em regiões muito distantes do local onde elas vivem, trabalham, estudam, e sem qualquer infraestrutura urbana e sistema de transportes e serviços públicos essenciais capazes de suprir as necessidades dos seus habitantes. Além disso, a retirada da população não leva em conta os laços sociais e a preservação da memória da comunidade, considerada primeira favela do Brasil.

Mais informações:
Rosietti – liderança local, Fórum Comunitário do Porto – 7113-7273

Rossana Tavares – arquiteta da Fase, Fórum Comunitário do Porto – 8502-3372

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here