Debate Cedem / Unesp: «As Drogas da Indústria»

 

As drogas da indústria

Debate Cedem/Unesp

 

            Legalização e controle estatal de todas as drogas para a constituição de um fundo social para a saúde pública, tema da pesquisa Henrique Carneiro, será o centro do debate no próximo dia 25 de outubro, terça-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP.

            Uma política sobre drogas deve abranger os três circuitos de circulação das drogas psicoativas existentes na sociedade contemporânea: o das substâncias ilícitas, o das lícitas de uso recreacional e o das lícitas de uso terapêutico. O álcool já foi remédio, tornou-se droga proibida e voltou a ser substância de uso lícito controlado. Outras, como os derivados da Cannabis, que por milênios fizeram parte de inúmeras farmacopéias, foram objeto de uma proscrição oficial no século XX, a ponto de a ONU querer “erradicar” essa planta, assim como outras tais como a coca e a papoula produtora de ópio. Hoje a Cannabis, entretanto, tem uso medicinal reconhecido em muitos estados norte-americanos e em outros países.

            A indústria farmacêutica no seu conjunto concentra alguns dos maiores grupos empresariais do planeta. Hiperconcentrada, hiperlucrativa e em acelerado crescimento nas últimas décadas faturou 773 bilhões de dólares em 2008. Estreitamente vinculada ao setor de produção de sementes transgênicas e agrotóxicos, a indústria farmacêutica fundiu- se com a indústria de alimentos por meio de várias compras e fusões empresariais. O ramo do tabaco também está imbricado com o setor alimentar e farmacêutico.

            O uso de drogas na sociedade cresce sobretudo por meio dos remédios legais, cuja publicidade incita a um consumo fetichizado e hipocondríaco, na busca de panacéias químicas para mal-estares sociais e psicológicos. Uma política realmente democrática em relação às drogas psicoativas seria aquela que legalizasse todas, submetendo-as a um mesmo regime, não importa se remédios sintéticos ou derivados de plantas tradicionais, e que aumentasse a severidade dos controles distintos para cada substância.

            Para acesso a outros conteúdos relacionados, o CEDEM/UNESP sugere a visita aos sites: www.globalcommissionondrugs.org e http://coletivodar.org.

 

Expositor

 Henrique Carneiro

Graduado em História, Mestre e Doutor em História Social – USP

Professor de História – USP

Debatedores

 Maurides Ribeiro

Graduado em Direito, Mestre e Doutorando em Direito Penal e Criminologia – USP

Professor de Direito Penal e Criminologia – FACAMP/Faculdades de Campinas

Sean Purdy

Graduado em História – Carleton University/Canadá, Mestre e Doutor em História – Queen’s University/Canadá

Pós-Doutor em História – The University of Chicago/Estados Unidos, Professor de História – USP

 Mediador

Antonio Celso Ferreira

Graduado em História – Universidade de Brasília, Mestre em História Econômica – USP

Doutor em História Social– USP, Professor Titular na UNESP/Assis e Coordena o CEDEM/UNESP

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: [email protected]

Data e horário:  25/10/2011, terça-feira às 18h30

Local: CEDEM/UNESP – Praça da Sé, 108 – 1º andar, esquina com a Rua Benjamin Constant (metrô Sé)

(11) 3105 – 9903 – www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here