Na tarde de quarta-feira, 23/05, um grupo de cerca de 60 pessoas (estudantes e trabalhadores) se concentraram na Praça Universitária, em Goiânia/GO, um espaço público, com o objetivo de organizar uma manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus que subiu no dia 20/05 de R$2,50 para R$2,70. Por volta das 17hs uma viatura com dois policiais parou no local. Os agentes abordaram uma pessoa que estava no mesmo local que o grupo, realizaram revista, apresentaram um saquinho com comprimidos como flagrante de tráfico de drogas e deram voz de prisão. Nenhum manifestante se opos à ação policial, porque ninguém conhecia o sujeito detido.

Além do suposto traficante, os policiais revistaram três manifestantes. Mesmo não encontrando nada com eles, quiseram algemá-los e levá-los na viatura da praça até a delegacia como testemunhas. Neste momento, os demais manifestantes começam a indagar os policiais, porque uma “testemunha” não pode ser levada a força para depor. Pairava entre muitos a desconfiança sobre os reais motivos que levaram o portador dos comprimidos a estar entre os manifestantes. Seria mesmo um manifestante? Seria um infiltrado?

Uma quarta pessoa do grupo foi questionar a atitude policial, eles se exaltaram e tentaram algemá-lo, foi quando a confusão se alastrou, os policiais sacaram suas pistolas apontaram para todos e começaram a agredir a todos generalizadamente.

Mais uma vez, quando parte do grupo se dispersou em defesa de alguns que tinham corrido, a polícia tentou prender uma quinta pessoa. Novamente outro tumulto, agressão, pistolas sacadas e apontadas para as pessoas.

O desfecho de toda esta confusão foi que quatro pessoas foram presas, sendo dois que estavam com o grupo, um que não participava do movimento e o terceiro, aquele elemento que ninguém conhecia (suposto traficante).

Até a 3:00 do dia 24/05 os três estudantes continuam detidos, embora tem-se a notícia de que o suposto traficante que não participava da reunião e nem era conhecido de nenhum dos presentes já tenha sido solto.

Veja o vídeo da manifestação aqui.

Disponível aqui.

2 COMENTÁRIOS

  1. Implantam pessoas em meio os manifestantes para desmobilizar um movimento e criar alvoroço, semana passada no Ato Fora Marconi foi um cara acusando de quebrarem o carro dele,mas sem apresentar a prova, seu carro. Ninguém viu. Acham que somos bobos? Fizeram um alvoroço bateram jogaram spray de pimenta em todos. Ontem infiltra um desconhecido com comprimidos estranhos e a polícia escolhe ELE no meio da multidão pra revista, e encontra a prova que queriam. Acham que somos bobos? Era uma reunião para uma panfletagem contra o aumento da passagem, só isso! A polícia militar massa de manobra do governo faz seu trabalho sujo, impedindo as pessoas de questionarem a exploração a que são submetidas. As pessoas se reúnem em praça pública e são impedidas de expressarem sua indignação. Enquanto isso ela só aumenta. Os ricos se esbanjam e usam suas marionetes de cacetetes e pistolas e sua mídia(não nossa) mentirosa e manipuladora. Mas o povo não é bobo e tá vendo, e tá cansado. Estamos vendo no mundo aqui e em todo canto, o povo tá se levantando contra os parasitas sangue sugas. Isso vai mudar ah vai…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here