Um dos principais militares de Abril (da Revolução dos Cravos portuguesa), que foi membro do Conselho da Revolução, comentou outro dia a um amigo que se naquele tempo já houvesse telemóveis (celulares) eles teriam sido todos presos logo no início da conspiração. Não por acaso Bradley Manning, militar norte-americano preso por supostamente vazar os documentos ao Wikileaks, se referia aos celulares como ”tracking device”, dispositivo de rastreamento. E Richard Stallman, o fundador do software livre, chamou os celulares de “sonho de Stalin”. Passa Palavra

2 COMENTÁRIOS

  1. Essa reflexão merece um texto, um estendimento com exemplos, algo mais didático. Um leigo como eu sabe que os celulares permitem saber a posição geográfica das pessoas e o que se comunica e quem se comunica com quem, permitindo não só detectar rapidamente uma rede mas a localização exata dessa rede de pessoas, contatos. Amigo ja me falou que alguns aparelhos podem ser transformados em aparelho de escuta…Alguém deve algo mais a dizer.

  2. Pelo que sabia, de ouvir falar é que um celular ligado (qualquer celular ligado) pode ser usado como aparelho de escuta. Por isso em certas reuniões se instrui para que todos desliguem o celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here