Ocupação Cultural no Borel contra o Toque de Recolher da UPP!

2012-12-04

Na quarta-feira passada, 28/11, os policiais da UPP da Borel que estavam no plantão da noite percorreram a comunidade impondo um completo “toque de recolher” a partir das 21h. De armas em punho, dirigindo-se aos moradores de forma truculenta e ofensiva, obrigaram o fechamento do comércio, expulsaram os moradores das ruas e disseram que sequer nas portas de suas casas podiam ficar.

Esse foi o último episódio de uma série de abusos cometidos pela UPP local, em particular o grupo de policiais que faz parte desse plantão noturno. A ocupação pela força policial, longe de “libertar” a comunidade do domínio armado de traficantes, como se apregoa, na verdade está substituindo um controle armado por outro, também arbitrário e violento. O espaço público não está sendo devolvido à comunidade, mas restringido pelo controle e violência policiais. Como temos denunciado repetidamente, esse controle, uma violação coletiva dos direitos em si mesma, tem sido acompanhado por sua vez por inúmeros casos localizados de abusos e violações, chegando aos casos mais graves de execuções sumárias, cujo último exemplo foi o assassinato de Mário Lucas Souza Vianna Pereira por policiais do 4o BPM na Fazendinha, Complexo do Alemão, área supostamente “pacificada” pela UPP.

A rede de entidades do Borel vem se preocupando há muito tempo com a escalada dos abusos e, diante do “toque de recolher” ilegal e absurdo imposto à comunidade, decidiu iniciar uma mobilização para denunciar as violências. Na próxima quarta, 05/12, às 21h, ou seja, a partir do horário do “toque de recolher” dos policiais, estará sendo realizada uma Ocupação Cultural, em frente ao CIEP na Rua São Miguel, que irá durar pelo menos até as 23h. Haverão apresentações culturais e microfone aberto a quem queira expressar sua indignação. Ao mesmo tempo, os moradores estão sendo exortados a desafiar o toque de recolher e permanecer nas ruas e nas portas de suas casas, e os comerciantes a abrirem seus estabelecimentos.

Ajude a divulgar e compareça em solidariedade aos moradores do Borel!

 

________________________________________

Acompanhe notícias da Rede em http://www.redecontraviolencia.org/Noticias e o calendário permanente de atividades em http://www.redecontraviolencia.org/Atividades

Apóie e contribua com a nossa luta! Veja como em http://www.redecontraviolencia.org/Como+Apoiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here