NOTA DE REPÚDIO DOS MOVIMENTOS POPULARES DE ALAGOAS
à ação violenta de despejo e perseguição a 300 famílias do Terra Livre em Messias-AL

Podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera.

Na segunda-feira, dia 18 de fevereiro, ocorreu a reintegração de posse violenta da ocupação Che Guevara de um terreno da Prefeitura de Messias onde moravam há cinco anos 300 famílias do Movimento Popular Terra Livre. Milhares de policiais fortemente armados com helicóptero e viaturas despejaram as famílias de um terreno da Prefeitura de Messias, Alagoas, na BR-101. Para isso, usaram de espancamentos, prisões (inclusive, da principal liderança da ocupação), tiros de madrugada como terror psicológico, tratores, impedimento da cobertura da imprensa e, o pior, obrigaram a todos se dispersarem sem falar um com o outro. Ou seja, impediram os direitos básicos de qualquer cidadão, o de ir e vir e o de falar com seus vizinhos, amigos e companheiros de luta. Até hoje a polícia militar continua na cidade de Messias, perseguindo os despejados e impedindo que eles se reúnam. Uma semana antes da ocupação, ameaçaram de prisão uma das lideranças da ocupação com um processo falso de depredação do patrimônio público.

Os movimentos populares de luta pela moradia e pela terra de Alagoas abaixo assinados repudiam veementemente a ação da Prefeitura e da PM na reintegração de posse e as perseguições anteriores e posteriores aos lutadores de Messias. Existe um processo de criminalização dos movimentos sociais no Brasil, planejado pelas elites e governos, e nós não vamos nos calar, pelo nosso direito de manifestar a favor dos trabalhadores! Faremos isso juridicamente, na imprensa e internet e pela reorganização dos movimentos de Alagoas que vão lutar cada vez mais fortes e unidos!

Exigimos a apuração dos fatos pelos órgãos competentes e ressarcimento às famílias, com indicação de alternativa habitacional, e punição ao comando da ação e ao prefeito de Messias, Jarbinhas (PSDB).

Assinam:

MLT (Movimento de Luta pela Terra), MUPT (Movimento Unidos Pela Terra), Terra Livre, Via do Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here