Ele perguntava aos alunos qual é o único contrato que a má-fé não invalida. Os alunos insistiam que não existe essa possibilidade, que a má-fé invalida qualquer contrato. «E o contrato eleitoral?», lembrava ele. «Nenhuma eleição fica nula se se provar que o candidato não tinha intenção de cumprir as promessas». O mistério é por que o ritual se repete de quatro em quatro anos. Mistério maior é saber por que devemos considerar isso uma grande vitória. Passa Palavra

4 COMENTÁRIOS

  1. E o ruim fica péssimo, quando o ‘contrato’ se torna legalmente compulsório. O voto é obrigatório e as eleições ocorrem a cada dois anos, na democracia brasileira. Resta o masturbatório – indigente rima para compulsório – consolo de anular o voto…

  2. Fernão Lopes, cronista português, que foi mestre em Avis em 1210, já aconselhava os políticos a prometerem o que nunca cumpririam.

  3. Bruno,
    Com uma ressalva, porém, é que Fernão Lopes nunca foi o Mestre da Ordem de Avis. O Mestre, que encabeçou, ou foi posto a encabeçar, a revolução de 1383-1385, seria o primeiro monarca da nova dinastia, D. João I, e foi Fernão Lopes quem escreveu a crónica do seu reinado, especialmente atenta às forças sociais em jogo.

  4. Tem razão. E a data também está errada. Tem algo estranho aí…
    Vou abrir o jogo porque acho que é de interesse. Fiz tal comentário porque ontem mesmo li uma entrevista com o Maurício Tragtenberg para o Diário do Grande ABC às beiras das eleições presidenciais de 1994, e essa frase transcrevi de lá tal como está.
    Transcrevo um trecho maior:

    “Diário: O senhor tem acompanhado o horário eleitoral gratuito?
    Tragtenberg: Na medida do possível, sim. O que se tem visto é um conjunto de homens cercado por um deserto de idéias. Os programas são repetitivos. Tenta-se vender uma embalagem com a imagem do candidato. Fernão Lopes, cronista português, que foi Mestre de Aviz em 1210, já aconselhava os políticos a prometerem o que nunca cumpririam.”

    A entrevista segue e não vou transcrever o depois assim como não escrevi o antes, apesar de tanto antes quanto depois serem de muito interesse.
    Ela está no livro lançado pela unesp que junta artigos do cabra públicados em jornais, principalmente a Folha. O título do livro é A Falência Da Política. E da entrevista é “Sociólogo afirma que país não tem oposição”, do Diário do Grande ABC, em 18/09/1994. Vale a pena bater um olho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here