8 PONTOS URGENTES CONTRA A VIOLÊNCIA DO ESTADO

A Constituição Federal Brasileira de 1988, prestes a completar seu primeiro quarto de século, é obrigada a conviver com uma série de fracassos sobre diversos pontos de seu texto magno. Muitos dos Direitos Humanos por ela assegurados, a começar pelo Direito à Vida e à Liberdade de Ir e Vir, continuam sendo cotidianamente violados.

Dentre esses problemas, um dos principais entulhos do período Escravocrata e, mais recentemente, da Ditadura Civil-Militar, é a violência sistemática renovada de agentes do estado contra a nossa própria população. A violência policial é hoje, certamente, um dos principais problemas a serem enfrentados pelo Brasil no que tange à defesa dos Direitos Humanos em nossa sociedade. A  persistência da tortura nas abordagens cotidianas e nas delegacias policiais,  como “técnica” de “investigação” por parte dessas instituições, mesmo pós-ditadura; o encarceramento massivo de pessoas (o Brasil atualmente ocupa a 4ª posição mundial, com mais de 550.000 pessoas em privação de liberdade, e mais de 60.000 adolescentes cumprindo medidas “sócio-educativas”); e, principalmente, as execuções extrajudiciais cometidas sistematicamente por agentes do estado, conformam um quadro preocupante em relação à segurança pública e à garantia da cidadania básica para a grande maioria da população.

É dentre os vários aspectos desse problema que as execuções sumárias cometidas por grupos de policiais militares ou paramilitares de extermínio configuram, por certo, a dimensão mais brutal. Não foi outra a conclusão do Mapa da Violência (2012), coordenado pelo professor Júlio J. Waiselfisz e divulgado pelo Ministério da Justiça (http://mapadaviolencia.org.br/PDF/Mapa2012_Tra.pdf), o qual procurou investigar “os novos padrões da violência homicida no Brasil”: ao longo dos últimos 30 anos, mais de 1 Milhão de pessoas foram assassinadas no país, sendo que nos últimos a média anual gira em torno de 49.000 pessoas assassinadas. Neste período histórico ironicamente concomitante à redemocratização brasileira, houve um aumento de 127% no número de homicídios anuais no território nacional – dos quais a imensa maioria das vítimas (+ de 70 %) é composta por jovens pobres e negros, moradores de periferia, conforme demonstram as diversas estatísticas no estudo. Verdadeiros números de guerra.

Um cenário que tem preocupado crescentemente a opinião pública e diversos
órgãos especializados em Direitos Humanos não apenas brasileiros, mas também diversas entidades mundo afora. Tendo em vista tudo isso, recentemente, multiplicaram-se no noticiário internacional demonstrações contundentes de preocupação por parte desses órgãos em relação ao Brasil: o
recém-lançado “Estudo Global sobre Homicídios – 2011” (http://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/statistics/crime/global-study-on-homicide-2011.html), realizado pelo Departamento de Drogas e Crimes da ONU (UNODC) confirma que, dentre as 207 nações pesquisadas, o país apresenta o maior número absoluto de homicídios anuais: 43.909, em 2009 – sendo que já passou de 48.000 em 2012; a Anistia Internacional voltou a denunciar, em seus relatórios anuais de 2012 e 2013, a violência e “o abuso policial como um dos problemas mais crônicos do país”; o Departamento de Estado Norte-Americano, na sequência, afirmou que “a violência policial mancha os Direitos Humanos no Brasil”; e até o Conselho de Direitos Humanos da ONU recomendou explicitamente que o Brasil trate de “combater a atividade dos ‘esquadrões da morte’ e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais”.

O controle externo e o fim da militarização das polícias no Brasil ganham crescente apoio até mesmo dentre os policiais. Segundo o professor de Direito Penal da UFMG, Túlio Vianna: “A militarização da polícia não traz nenhum benefício. Ela não é boa para o policial militar e é péssima para o cidadão. Ela é péssima porque não é garantia de absolutamente nada. Não garante uma polícia melhor, e menos corrupta. Só é garantia de uma polícia violenta porque o treinamento é violento. O problema do militarismo é que a sua lógica é de treinar soldados para a guerra. A lógica de um militar é ter um inimigo a ser combatido e para isso faz o que for necessário para aniquilar este inimigo. A polícia não pode ser concebida para aniquilar o inimigo. O cidadão que está andando na rua, que está se manifestando, ou mesmo o cidadão que eventualmente está cometendo um crime, não é um inimigo. É um cidadão que tem direitos, e esses direitos tem de ser respeitados”, defende Vianna.

Nosso movimento Mães de Maio e a nossa Rede Nacional de Familiares de Vítimas do Estado é um triste fruto dos “Crimes de Maio de 2006”, e de toda essa “Democracia das Chacinas” praticada, sobretudo, por agentes militares do estado: Chacina de Acari (1990); de Matupá (1991); Massacre do Carandiru (1992); Candelária e Vigário Geral (1993); Alto da Bondade (1994); Corumbiara (1995); Eldorado dos Carajás (1996); São Gonçalo e da Favela Naval (1997); Alhandra e Maracanã (1998); Cavalaria e Vila Prudente (1999); Jacareí (2000); Caraguatatuba (2001); Castelinho, Jd. Presidente Dutra e Urso Branco (2002); Amarelinho, Via Show e Borel (2003); Unaí, Caju, Praça da Sé e Felisburgo (2004); Baixada Fluminense (2005); Crimes de Maio (2006); Complexo do Alemão (2007); Morro da Providência (2008); Canabrava (2009); Vitória da Conquista e os Crimes de Abril na Baixada Santista (2010); Praia Grande e Favela do Moinho (2011); Massacre do Pinheirinho, Chacina do ABC, de Saramandaia, da Aldeia Teles Pires, da Penha, Favela da Chatuba, Várzea Paulista, os Crimes de Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro (2012), a Chacina do Jd. Rosana, Repressão à Revolta da Catraca, CHACINA DA MARÉ e ITACARÉ (2013) …

Por isso tudo estamos nos somando às ruas no próximo dia 11 de Julho de 2013, neste momento importantíssimo para a História Contemporânea do Brasil, em defesa de algumas bandeiras fundamentais:

1 – Fim da Violência Policial e a Desmilitarização das Polícias no Brasil!

2 – Controle Externo (Autônomo, Popular e Efetivo) da Atividade Policial e
Judicial!

3 – Fortalecimento das Defensorias Públicas Estaduais e Federal, e outros mecanismos de Assessoria Jurídica Popular!

4 – Avanço nos Mecanismos de Combate à Tortura Estaduais e Federal; melhoria das condições das Prisões e Instituições de Medidas Sócio-Educativas, e mutirões q avancem no Desencarceramento das pessoas injustamente presas em todo país!

5 – A federalização dos “Crimes de Maio de 2006” e o avanço no Direito à Memória, Verdade e Justiça pras vítimas do Estado (com a criação de uma Comissão Nacional da Verdade e Justiça para os Crimes do Estado Democrático);

6 – Implementação emergencial de uma Política Nacional de Reparação Integral às Vítimas Torturadas e às Famílias de Vítimas do Estado Brasileiro (reparação psíquica, moral, física e material)!

7 – Democratização e Garantia da Plena Liberdade de Imprensa para todos Profissionais das Comunicações poderem exercer livremente a sua profissão, assegurada sua integridade física, moral e psíquica, incluindo todos Comunicadores Populares!

8 – Contra a Redução da Maioridade Penal, pelo Aumento da “Melhoridade Cultural”: Ampliação e Fortalecimento de Políticas Públicas Educacionais e Culturais diretamente aos Coletivos de Cultura de Artistas e Jovens Periféricos produtores de Cultura Popular!

DEMOCRATIZAÇÃO RADICAL, JUSTIÇA E PAZ ÀS PERIFERIAS E COMUNIDADES POBRES DO BRASIL!

Mães de Maio da Democracia Brasileira

Rede Nacional de Familiares de Vítimas do Estado Democrático Brasileiro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here