Iniciada no final desta sexta-feira, a Ocupação Esperança, em Osasco, recebeu na manhã deste sábado as primeiras visitas da PM e da Guarda Civil Metropolitana.

O movimento tem caráter explicitamente pacífico, ocupando uma propriedade privada a fim de receber algo mais do que as promessas não cumpridas ultimamente apresentadas pela prefeitura da cidade, que não avançou em nenhuma das oportunidades de diálogo possível.

Desde o início ficou clara também a impossibilidade de qualquer ação policial de despejo, já que não há decisão judicial sobre o tema, mas mesmo assim neste momento estão acontecendo tentativas de intimidação por parte da GCM, que ronda e o circula pelo local ameaçando os cerca de 100 manifestantes sem-teto.

Isso configura não só abuso de autoridade como atuação da guarda metropolitana fora de sua jurisdição, que se restringe a zelar pelo patrimônio público do município. A GCM age assim de forma inconstitucional ao defender, por meios extra-judiciais, uma propriedade que não é municipal.

Já a PM visitou duas vezes a área ocupada, mas declarou (e há diversos registros disso) que só pode intervir após decisão da Justiça. A GCM parece ignorar seu papel e as leis que o regem.

Pedimos que todos aqueles solidários com nossa luta por moradia digna compartilhem e divulguem esta informação para que nossa ocupação possa seguir e se fortalecer, sem risco de repressão. Em breve atualizaremos a situação.

Luta Popular

https://www.facebook.com/lutapopular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here