A Ocupação Esperança, em Osasco, teve um domingo de fortalecimento. De cem famílias, hoje já estamos em duzentas e fizemos assembleia cheia.

Os barracos, construídos com coragem, lona preta e dignidade, se espalharam pela área, subindo o morro que nos avizinha do pico do Jaraguá.

A estrutura de modo geral também vem dando saltos: espaços coletivos como a cozinha já tão com fogão a gás e a lenha, banheiro coletivo levantado, e o dia foi marcado por famílias das comunidades ao redor chegando pra somar, companheiros se ajudando a ajeitar a estrutura dos barracos.

O sábado e as visitas da força do Estado

No sábado (24), já logo de manhã recebemos visita da PM e de alguém que disse ser ex-funcionário do proprietário da área. O BO foi registrado e o próprio comandante Simões afirmou que, estando a ocupação consolidada e sendo o terreno particular, qualquer possibilidade de reintegração de posse só pode acontecer por meio da solicitação feita pelo proprietário via justiça.

À tarde, no entanto, chega a GCM, velha conhecida que derrubou os barracos da nossa ocupação anterior. Alegaram, sem qualquer documento ou prova, que a área era pública e que iriam nos despejar. De nada adiantou argumentar que o terreno é particular, que temos um BO com assinatura de representante do proprietário.

A GCM causou clima de tensão: fechou os acessos à rua da ocupação, impedindo muitas famílias de chegarem. Chegaram a entrar correndo na ocupação com arma de bala de borracha em punho, taser à mostra, não só pela entrada da frente, mas pelo meio das árvores, assustando nossas crianças. Tentaram constranger pessoas que os filmavam.

No fim da tarde, no entanto, se retiraram. Talvez por falta de provas de que o terreno é público, talvez pela intimidação causada a eles pelas câmeras da TV Brasil e TV Band que registrariam o escândalo que seria a força pública, da prefeitura de Jorge Lapas, agir na ilegalidade ao fazer um despejo em defesa de uma área particular (cujo proprietário nem entrou nem solicitou ainda qualquer mandado judicial).

Comemoramos nossa primeira vitória, e continuamos ligeiros, na vigília, e contando com o apoio de movimentos, coletivos, sindicatos, mídias independentes, e de todos aqueles que sonham com um mundo mais igualitário. Seguimos na luta!

Viva a luta dos de baixo!

Viva a Ocupação Esperança!

Chega junto, compartilhe, divulgue, nos apoie!

Mais informações:

https://www.facebook.com/lutapopular

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here