Dilma autoriza desapropriação de imóvel da Ocupação Quilombo das Guerreiras para construção das Trump Towers

Na noite e madrugada desta quinta-feira (12/09/13) foram publicadas notícias na mídia convencional sobre a autorização dada pela presidente Dilma Rousseff para a Prefeitura do Rio de Janeiro desapropriar 14 imóveis da União na Zona Portuária.

Segundo o decreto presidencial, essas desapropriações servirão para a “implantação do projeto de revitalização e urbanização da zona portuária” (Art. 3º) e têm um prazo para serem feitas: dois anos e meio, prorrogáveis por mais dois anos e meio (ou seja: até cinco anos).

Tanto o jornal O Globo quanto o jornal O Dia citam literalmente a Ocupação Quilombo das Guerreiras como estando em um dos imóveis, localizado na Av. Francisco Bicalho 49. O que estes jornais não falam, no entanto, é que as famílias estão ali há sete anos, lutando para terem um direito contitucional de moradia garantido e construindo com suas próprias mãos aquilo que o Estado não foi capaz de lhes garantir. São crianças, idosos, mulheres e homens que vêm também buscando por alternativas, como o Projeto Quilmbo da Gamboa. Mais uma vez, porém, o Estado tem usado a burocracia para travar e atrasar o início das obras das novas unidades de moradia. O projeto tem quatro anos de elaboração e nenhum tijolo à vista nos terrenos. (Para mais informações, siga os links no final desse post)

Ocupação Quilombo das Guerreiras (Foto: Pela Moradia)

Para a equipe do jornal O Dia, Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP), disse que as ocupações residenciais que existirem nos imóveis receberão um “tratamento diferenciado”. No entanto, a mesma reportagem afirma que serão os imóveis da Av. Francisco Bicalho aqueles a serem desapropriados primeiro para darem lugar ainda esse semestre à construção das “Trump Towers”, exatamente onde as famílias da Ocupação Quilombo das Guerreiras estão. Aparentemente este é o único local onde moram famílias dentre os imóveis a serem desapropriados. Atacar o direito constitucional à moradia dessas famílias é o “tratamento diferenciado” dado às famílias pela Prefeitura, através do CDURP.

Mas existiria outra solução. Se o próprio decreto afirma que as desapropriações devem ser realizadas em um prazo de dois anos e meio (prorrogáveis por mais dois anos e meio!), por que não dar prioridade à resolução do problema básico de moradia das famílias da Ocupação Quilombo das Guerreiras, desapropriando inicialmente os demais imóveis e avançando na construção das moradias definitivas? Desapropriar primeiro os terrenos da Av. Francisco Bicalho sob o argumento de que ali serão construídas as “Trump Towers” é nitidamente dar preferência à exploração comercial privada da área, em detrimento do direito constitucional à moradia das famílias. Elas parecem ser tratadas como a sujeira que precisa ser varrida para debaixo do tapete – ou de alguma ponte, de preferência longe do Centro da cidade.

* Com informações d’O Globo e O Dia.

Quilombo das Guerreiras na luta por moradia (Foto: Melise Fremiot)

Mais informações:
Restinga, Vila Autódromo, Metrô e Aldeia Maracanã: Ocupação Quilombo das Guerreiras será a próxima? (RJ) por Pela Moradia
(Fotos) Em tempo de carnaval, obras que ameaçam Unidos da Tijuca também assombram famílias da Ocupação Quilombo das Guerreiras (RJ) por Pela Moradia
Abraço na Quilombo das Guerreiras (9/3 – 15h) (RJ) por Pela Moradia
(Vídeo) Venha dar um abraço na Quilombo! (RJ) por Pela Moradia
(Vídeo) Moradores/as da Ocupação Quilombo das Guerreiras lhe convidam para um abraço! (9/3 – 15h) (RJ)por Pela Moradia
Quilombo das Guerreiras: futuros à deriva e a reivindicação de um porto (RJ) por Letícia Catete
(Vídeo e fotos) Ocupação Quilombo das Guerreiras (RJ)por Coletivo Favela em Foco
(Fotos) Abraço à Quilombo das Guerreiras leva ânimo à ocupação (RJ) por Pela Moradia
(Vídeo) Mulheres Guerreiras (RJ) por Pela Moradia
Mais notícias sobre a Ocupação Quilombo das Guerreiras …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here