INTERVENÇÃO PÚBLICA NO TRANSPORTE COLETIVO JÁ!

Pela ampliação do passe livre estudantil para toda a Região Metropolitana!

Desde que a luta iniciada pela Frente de Luta impediu em Junho o aumento abusivo da tarifa do transporte coletivo na cidade os usuários do transporte coletivo e os trabalhadores têm sofrido uma série de represálias por parte destas empresas, que monopolizam e exploram o transporte coletivo na cidade, em busca de garantir seus lucros. As empresas estão descumprindo determinações judiciais obrigando a seguir a planilha de horários e impedir a superlotação e contam com a conivência explícita do poder público e da CMTC.

O serviço piorou: houve cortes de linhas e diminuição da frota de ônibus em circulação, aumentando o tempo de espera nos pontos, nas estações e nos terminais e levando à superlotação nos ônibus; abuso da “escala de férias” pra diminuir as viagens. Os motoristas não estão sendo pagos corretamente: atrasos e parcelamentos no pagamento dos salários dos motoristas de ônibus, o que gerou a greve dos motoristas da REUNIDAS recentemente. O passe livre estudantil está restrito e atrasado: restrição do passe livre estudantil aos estudantes da cidade de Goiânia, discriminando os estudantes que moram nas cidades que compõem a Região Metropolitana, muitos dos quais estudam ou trabalham em Goiânia.

As empresas alegam uma crise, mas não mostram diretamente os seus custos e lucros pra que a população possa ver se essa crise é real, esperando que a gente acredite neles após ter sido revelada a farsa do cálculo do aumento, usando inclusive de impostos inexistentes e “resíduos” obscuros pra garantir o aumento anual.

É inegável que a derrubada do aumento foi uma grande vitória da mobilização popular. Mas as empresas do transporte coletivo estão querendo transformar essa vitória em derrota pra garantir sua fonte de lucros. Para fazer isso, estão piorando de propósito a qualidade do serviço pra que pressionar o governo a injetar dinheiro em suas empresas. Esse ataque é uma infração grave do contrato de concessão, que visa, sobretudo, garantir a manutenção da prestação do serviço para a população. Se as empresas se recusam a garantir condições mínimas, como o pagamento correto dos motoristas e a manutenção do número correto de ônibus e de viagens, estão nos recusando nosso direito de ir e vir.

Transporte público é um direito essencial. Precisamos dele pra viver, trabalhar, estudar, ir ao médico e usufruir de todos os outros direitos. Se as empresas não conseguem, ou não querem garantir esse direito, então é a hora de tirarmos da mão deles. Só a luta direta do povo derrubou o aumento da passagem. E agora só ela pode garantir a qualidade do serviço!

Por isso, convocamos a todos para MANIFESTAÇÃO, na próxima SEXTA FEIRA, dia 27 DE SETEMBRO, CONCENTRAÇÃO ÀS 7:30 DA MANHÃ NA PRAÇA CÍVICA!

FRENTE DE LUTA PELO TRANSPORTE PÚBLICO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here