Companheir@s, amig@s e simpatizantes do MSTB,

Neste ano de 2013, o Movimento Sem Teto da Bahia completa dez anos de luta por moradia e por uma sociedade mais justa. Por todo esse tempo, trabalhadores e trabalhadoras organizados resistem à opressão histórica sofrida, principalmente, contra o povo negro, que impede o acesso à habitação de qualidade e ao conjunto de direitos indispensáveis a uma vida digna. Somam-se a essa luta, o combate à opressão às mulheres e à exclusão do trabalho, que aflige, sobretudo, aos jovens das periferias.  Foram dez anos de ocupações de imóveis abandonados, abrigando-se em lonas improvisadas e em prédios arruinados, suportando a ação policial que não tarda na repressão aos movimentos sociais.

Mas o MSTB resistiu, cresceu e se tornou muito forte. A organização popular baseada na mística da resistência indígena, negra e popular foi a alma deste processo, tendo por base os princípios da autonomia, horizontalidade e independência frente a partidos e governos. Em nossos espaços de atuação, temos como projeto a construção das Comunidades do Bem-Viver, que visa a criação de novos valores e elementos culturais que se contraponham aos valores capitalistas nas ocupações e conjuntos habitacionais que fazem parte do MSTB.

Atualmente são mais de 30 mil famílias cadastradas no Movimento, o que demonstra a força histórica e social que nossa organização tem no Estado da Bahia, bem como a referencia no debate sobre Direito à Moradia e o Direito à Cidade que o MSTB se tornou ao longo desses 10 anos de luta. No dia 30 de novembro, às 15 horas, no Cine-Teatro Plataforma, lançaremos o Vídeo “MSTB: 10 anos de lutas e resistências”, de autoria do cineasta baiano-argentino Carlos Pronzato, que retrata a história do MSTB, e que foi viabilizado com apoio de simpatizantes do Movimento.

Por toda essa história de luta e para seguir em frente, renovando o processo de formação e organização e para debater os caminhos futuros da organização, o MSTB prepara o seu III Congresso com o tema: “Organizando a militância, com fé na luta”, a ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de março de 2014, com a previsão 500 delegadas/os. Como o MSTB prima pela qualidade nas discussões, os delegados passarão por um processo de formação política, a envolver o debate sobre o Direito à Cidade, A questão de gênero, raça e juventude, bem como sobre o papel da militância e do trabalho de base, antes da realização do III Congresso.

Por ser um movimento autônomo, que se mantém crítico à atuação de todos os governos quando vão de encontro aos interesses populares, o MSTB não encontra apoio financeiro junto ao Estado ou junto a muitas organizações do movimento social que, infelizmente, sucumbiram aos interesses dos diferentes partidos agora no poder. Diante disto, iniciamos uma campanha em busca de recursos, de modo a viabilizar o trabalho de base prévio e o próprio evento, sem termos que nos curvar à qualquer “exigência” que não sejam os próprios princípio do MSTB.

Para viabilizar o III Congresso, portanto, contamos a solidariedade de tod@s que simpatizam com a luta dos Sem Teto para promover apoio financeiro, por meio de doações a serem depositadas na conta do Centro de Estudos e Ação Social – CEAS (http://ceas.com.br), entidade histórica de assessoria aos Movimentos Populares, que acompanha o MSTB desde 2006 e auxilia na organização do III Congresso. Qualquer quantia auxiliará em nossa jornada.

Os dados bancários para o apoio são os seguintes:

Banco do Brasil
Ag: 3458-4
C/c: 5405-4

Centro de Estudos e Ação Social – CEAS

Para mais informações sobre o MSTB ou sobre o III Congresso, entrar em contato pelo e-mail [email protected].br ou pelo facebook: https://www.facebook.com/movimentosemtetodabahia. Em breve estará no ar a página do MSTB na internet: www.mstb.org.br.

Saudações de Luta.

Comissão Organizadora do III Congresso do MSTB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here