A luta agora é para manter as conquistas de junho.

Diante das declarações do prefeito Eduardo Paes sobre um possível aumento no preço das passagens no Rio de Janeiro, o Movimento Passe Livre do Rio de Janeiro se coloca em posição de luta diante deste ataque.

Querem atacar a mais destacada conquista da população menos de 6 meses após a vitória das ruas. Este não é somente um ataque ao MPL, ou aos usuários desse caquético sistema de transporte coletivo, mas também contra todos que resolveram se erguer e usar a rua como espaço para exercício da política. A redução das tarifas é hoje o símbolo mais forte da força vinda das ruas. Por isso defender a manutenção da tarifa é lutar por uma perspectiva de luta popular e de massas.
Desta maneira convidamos todos os grupos e coletivos a se juntarem nesta luta, com início no dia 20/12 às 17h, saindo da Candelária e nos dirigindo à porta da FETRANSPOR. Levem sua revolta, sua indignação e tudo mais que achar necessário para fazer um ato ativo e combativo.
A rua e a luta não pertencem a este ou aquele coletivo, mas é de todos nós e na vitória todos nós avançamos por uma sociedade mais justa e livre de todas as catracas!

***

Além da pior mobilidade urbana do país, onde o trabalhador demora em média 47min para ir de casa ao trabalho, ainda temos que engolir mais um aumento!

Segundo representantes da FETRANSPOR (federação dos donos de empresas de ônibus) o aumento esse ano se justificaria pois está em contrato e para a instalação até 2016 de ar-condicionados em todos os ônibus.

No contrato também é previsto um mínimo de qualidade e de justiça na cobrança das tarifas e isso não é realizado, além disso a justificativa de colocação de ar-condicionados é absurda, pois todo ano ocorre aumento e até hoje são poucos os ônibus com o equipamento.
Não, o aumento é injusto! Além disso todo aumento estimula o “ciclo vicioso das tarifas” (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=186754708194880&set=a.133536566850028.1073741826.126339927569692&type=1&relevant_count=1), onde cada novo aumento pressiona as condições para que se torne indispensável um novo aumento.

Não vamos aceitar!
Na luta contra todos os aumentos até que a tarifa baixe à zero!
#CONTRAoAUMENTO
Se a tarifa aumentar, o Rio vai parar!
A Tarifa não vai subir nunca mais, agora é TARIFA ZERO!!!

MPL-Rio, 11 de dezembro de 2013

5 COMENTÁRIOS

  1. Esse aumento é normal, tudo aumenta de preço, inclusive as passagens. E não é por que vão investir, é por que o preço do combustível aumenta, da manutenção aumenta, tudo aumenta.

  2. Camila,

    Pelo que entendo a manifestação é exatamente contra essa normalidade, na qual é cada vez mais impossível viver.
    Aliás, o que não aumenta são os salários. O que também é bem normal.

  3. Camila, também aumentam os preços dos insumos necessários para o atendimento em hospitais públicos, mas você vê aumento no preço da consulta? 0 x 100% continua sendo 0. Não deveria ser “normal” que os serviços públicos todos fossem acessíveis a todos mesmo, independente de se podem pagar ou não?

  4. Esse tipo de argumento dado pela Camila é o mesmo que eu ouvi há algum tempo atrás num seminário organizado pelo Ministério Público do Estado de Goiás saindo da boca de um dos gestores da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos): se tudo aumenta (manutenção, combustível, quantidade de gratuidades, i.e., passe livre para idosos, deficientes físicos, etc.), então a passagem também tem que aumentar porque quem tem que pagar a conta são os consumidores que por uma armadilha do destino são coincidentemente em sua maior parte trabalhadores. O transporte é uma mercadoria pela qual se deve pagar e ponto final: ou o consumidor continua a pagar individualmente e diretamente às empresas ou elas devem ser pagas por meio de subsídios (cf., por exemplo, aqui: http://novoportal.ntu.org.br/novo/upload/Publicacao/Pub635079292697327728.pdf). No arquivo disponível no link que compartilhei acima pode-se ler que “a conta das décadas de descaso com o transporte público tem que ser paga por todos”, só que deste “todos” não fazem parte justamente as empresas que deveriam receber subsídios para poderem prestar um serviço “de qualidade”.

  5. A desculpa agora para o aumento das passagens é que tem que se colocar 100% de ônibus com ar condicionado, só que não precisameos de 100% de ônibus com ar , primeiro que isso acaba com a opção de escolha, pois tem pessoas que não gostam de ônibus com ar condicionado, já que as janelas são fechadas, e em dias frios, frescos, a noite teremos que andar com ônibus com ar condicionado também, pois todos, sem exceção, serão com ar.

    O tribunal de contas do município endossou essa idéia, por coincidência a mesma do prefeito Paes de colocar toda frota com ar até 2016, denunciando assim, a meu ver, o conchavo da prefeitura com o tcm, que deveria ser autônomo, por isso o protesto deve ser também contra o tcm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here