Recentemente, publicações da imprensa brasileira e mexicana procuraram, de forma mentirosa, associar integrantes do MPL à organização de protestos contra o aumento do metrô no México e criminalizá-los, afirmando que estão ilegalmente no país. O Movimento Passe Livre – São Paulo repudia inteiramente essas tentativas caluniosas de desligitimar uma luta justa da população da Cidade do México e criminalizar brasileiros em viagem pessoal.

Esclarecemos que a viagem – pessoal – de alguns integrantes ao México tem o objetivo de aprender e não ensinar, e por isso participar da Escuelita Zapatista por la Libertad, iniciativa nacional e internacional das comunidades indígenas zapatistas de Chiapas que recebe milhares de membros de organizações de todo o mundo. As conferências, totalmente públicas, realizadas pelos membros do MPL na capital mexicana trataram dos acontecimentos de junho de 2013 no Brasil e não são diferentes das inúmeras já realizadas em diversos lugares do mundo – e mesmo no México, no lançamento de um livro do uruguaio Raul Zibechi na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) em agosto deste ano.

O alardeio da imprensa mexicana correpondem, certamente, ao incômodo que causam as crescentes mobilizações na capital do país – e atacar integrantes do MPL, que nada têm a ver com tal movimento, não reduzirá sua força. Daqui do Brasil, saudamos com alegria todas e todos que estão nas ruas da Cidade do México contra o aumento do metrô, as companheiras e companheiros zapatistas e cada uma e um que, lá, luta por um outro mundo possível!

MPL-SP
São Paulo, dezembro de 2013

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here