Seminário Cedem/Unesp: Golpe Militar — 50 anos — memória, história e direitos humanos


Golpe Militar: 50 anos – memória, história e direitos humanos

Seminário Cedem/Unesp

 

    Golpe militar: 50 anos – memória, história e direitos humanos, é o tema do seminário que será realizado nas seguintes datas: 2, 3, 8 e 9 de abril de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp, pelo OEDH – Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp/Bauru, com o apoio da Proex/Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp.
O ano de 2014 será marcado pelos 50 anos do golpe militar no Brasil. Entre 1964 e 1985 a ditadura militar produziu inúmeras interferências na vida social, política, econômica e cultural na sociedade brasileira. Com a iniciativa de propor uma reflexão sobre esse período, o Cedem participará desse importante momento histórico e social com esse seminário, que faz parte da programação de um ciclo de debates, exposições e exibições de filmes, que serão realizados em várias unidades universitárias da Unesp pelo interior do Estado de São Paulo e na capital, acerca das dimensões das intervenções militares no Brasil e seus desdobramentos.

Dia 2 de abril“Tenho algo a dizer: memórias da Unesp na ditadura (1964 a 1985)”

Mesa redonda sobre os resultados parciais da pesquisa sobre o arbítrio institucional e as lutas de resistência nos, então, “institutos isolados” e posteriormente na Unesp durante a ditadura.
Convidados: Antônio Celso Ferreira (historiador, professor da Unesp-Assis e coordenador do Cedem/Unesp), Maria Ribeiro do Valle (socióloga, historiadora e professora da Unesp-Araraquara)

Coordenação:  Clodoaldo Meneguello Cardoso (professor de filosofia e coordenador do Observatório de Educação em Direitos Humanos-OEDH/Unesp-Bauru)

 

Dia 3 de abril“Ditadura civil-militar: memória e ressentimento”

Palestra sobre os desdobramentos do golpe civil-militar de 1964 na atual democracia brasileira.
Convidada:  Maria Rita Kehl (psicanalista, ensaísta, crítica literária, poetisa, cronista brasileira e membro da Comissão Nacional da Verdade)
Coordenação:  Antonio Celso Ferreira

 

Dia 8 de abril“Resistência: imprensa alternativa e editoras de oposição”

Mesa redonda sobre as lutas contra a ditadura, feita por jornalistas, outros profissionais da imprensa e pelas  editoras de livros de oposição.
Convidados: José Luiz Del Roio (ex- senador na Itália, escritor, radialista e membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial), Ricardo Carvalho (jornalista, foi repórter de direitos humanos na Folha de São Paulo, atuou na TV Cultura como diretor de jornalismo e na TV Globo como editor-chefe do Globo Repórter) e Flamarion Maués (historiador, editor de livros e foi coordenador editorial da Fundação Perseu Abramo)

Coordenação:  Antonio Celso Ferreira

Dia 9 de abril“Políticas de preservação da memória”

Mesa redonda sobre as políticas de preservação da memória do período ditatorial de diversas organizações de São Paulo.
Convidados: Fundação Mauricio Grabois, Cedic/PUC, Cedoc/CUT

Coordenação:  Cedem e Fundação Perseu Abramo

informações sobre a programação completa – OEDH/Unesp: http://www.unesp.br/portal#!/observatorio_ses

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas – enviar nome completo, e-mail, RG e instituição para:

Sandra Santos,  e-mail: [email protected] .

Certificado de participação (presença mínima de 75%)

Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108 (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701

www.facebook.com/cedemunesp

www.cedem.unesp.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá boa tarde, gostaria de receber um e-mail de confirmação de vocês sobre esse seminário. Sou de alagoas e gostaria de saber se ele vai ser transmitido online. Para pessoas que se interessam, pessoas de outros estados que possam fazer a inscrição e por e-mail receber certificado…

  2. Aline,
    O Passa Palavra limita-se a noticiar os eventos. Neste caso, pensamos que mais informações podem ser obtidas através do e-mail de Sandra Santos indicado no texto: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here