Cedem/Unesp: «O deslocamento e a espera: outras Raízes do Brasil», por Laurent Vidal

O deslocamento e a espera: outras Raízes do Brasil, é o  tema da Conferência Cedem/Unesp, que será realizada no dia 16 de abril de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.

Apoiado em algumas perspectivas sugeridas por Sérgio Buarque de Holanda, Laurent Vidal, que fará a apresentação em português, é professor de história contemporânea da Universidade de La Rochelle (Faculté des Lettres Langues, Art et Sciences Humaines – FLASH) e diretor de pesquisa em história do Brasil no “Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine” (Université de Paris III Sorbonne Nouvelle). Foi professor convidado da Universidade Federal de Goiás (2000), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e da UNESP-Assis (2011).

Com essa pesquisa em andamento, pretende ampliar a leitura genealógica da sociedade brasileira experimentada pela obra Raízes do Brasil. A partir da observação do jogo dialético de duas dimensões da vida social brasileira, o deslocamento e a espera,  ilustra três situações:

A primeira é relativa ao processo histórico de ocupação do território brasileiro. Definida como esperança, ou seja entendida a partir de sua dimensão edênica, a espera permite entender a forma particular que assumiram a maioria dos deslocamentos humanos ao longo da história do Brasil, e a singularidade do processo de expansão e ocupação do seu território.

Mudando de escala, considera que os deslocamentos humanos criaram situações de espera que deram forma à territorialidades e territórios específicos para atender às necessidades dos homens em deslocamento.

E por fim, descendo mais uma vez a escala, a partir deste diálogo entre o deslocamento e a espera, procura entender o posicionamento cultural singular desta categoria social que Milton Santos chamou de “homens lentos”, suas sabedorias ou astúcias (no sentido da palavra grega Métis), como sua criatividade.

Mediação: Tânia Regina de Luca, doutora em História Social – USP, professora do departamento de História da Unesp/campus em Assis-SP e assessora da Vice-Reitoria da Unesp.

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas – enviar nome completo, e-mail e instituição para:

Sandra Santos,  e-mail: [email protected] .

Certificado de participação

Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108 (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701

www.facebook.com/cedemunesp

www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here