O  movimento sugere que a conversa com a Prefeitura seja diante de todos e todas. Por Passa Palavra

phpDKhM8X-300xTrês moradores do Marsilac, extremo sul de São Paulo, estão acorrentados neste momento dentro da Prefeitura. Eles exigem uma reunião com o prefeito Fernando Haddad para garantir a implementação imediata de uma linha de ônibus na região do Mambu até o Marsilac.  Do lado de fora, um grupo de moradores protesta e a garante que a cada meia hora sem resposta mais uma pessoa irá se acorrentar.

Os representantes da Prefeitura insistem em uma reunião com membros da SPTrans (São Paulo Transporte, a municipal autárquica destinada a gerir o sistema de transporte público por ônibus) e com a secretária de Relações Governamentais, exigindo em troca o desacorrentamento dos manifestantes. Ainda assim, as pessoas acorrentadas insistem que querem a presença do prefeito.

Acostumados a outro tipo de manifestação, o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Governamentais e assessores, polidamente, dizem que a “forma correta” de fazer uma negociação, como tem sido feito com todos os movimentos durante esta gestão, é  com a formação de comissões. Já o  movimento sugere que a conversa com a Prefeitura seja diante de todos e todas, tanto dos que estão acorrentados quanto daqueles que estendem faixas e protestam na frente ao prédio da Prefeitura.

Para mais informações da luta na região veja aqui, aqui e aqui.

Atualizações

• Em conversa com o conjunto dos manifestantes, o movimento contrapropõe que compareça alguém da Secretaria de Transportes e que os acorrentados permaneçam durante a reunião com a comissão.

• Inspetor da Guarda Civil Metropolitana informa que o secretário-adjunto da Secretaria de Transportes está a caminho.

• Nesse momento, 5 representantes dos moradores entram para se reunir com secretário-adjunto dos Transportes e o chefe de gabinete da secretária de Relações Governamentais. O acorrentamento continua.

Encerrada a reunião. Os cinco representantes relatam que, durante a conversa, a Prefeitura reiterava o argumento do entrave ambiental para a implementação das linhas
Esse argumento foi rebatido pelos moradores, que,  após consultarem a Secretaria do Meio Ambiente, obtiveram como resposta que a questão não competia a ela, e sim à municipalidade. Frente a isso, a Prefeitura se comprometeu a dar início aos procedimentos para implementação da linha em 20 dias, assim que tiver a confirmaçäo da Secretaria do Meio Ambiente. Os termos mais detalhados sobre a efetivaçäo das linhas devem ser ainda ajustados em conversas na comunidades. Dentre os pontos pendentes estão os horários, a tarifação e os itinerários. Em rápida assembleia, moradores decidiram que após receber a ata da reunião encerrarão o acorrentamento.

IMG_0376

IMG_0378

IMG_0379

IMG_0381

4 COMENTÁRIOS

  1. interessante relato em meio aos debates atuais no site a respeito de reuniões entre movimentos sociais e poderes públicos.

  2. Acho particularmente interessante por ser uma demonstração prática do tipo de reunião que não implica em uma burocratização do movimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here