No fundo, um programa que toca as bases da organização social nada mais pode fazer do que indicar um método. E é o método, sobretudo, que diferencia os partidos e determina sua importância na história. Errico Malatesta (1853-1932), anarquista sem fronteiras.

9 COMENTÁRIOS

  1. Na perspectiva da guerra de classes, há dois ‘partidos’: 1) o partido histórico da revolução proletária mundial; 2) o partido-ônibus do capital.

  2. Ulissses, por curiosidade, de que partidos vc está se referindo? O que é o partido histórico exatamente.

  3. Partido histórico é a virtualidade que se atualiza no devir para-si (autoconsciente) do proletariado, e se dissolve – tendo abolido o capital e destruído o estado – na comunidade humana mundial.

  4. ah, agora entendi. Muito clara sua explicação.
    Vou informar isso para todos os precarizados que encontrar na rua.

  5. Clara ou não, a explicação depende de um vocabulário [+/-] comum, pressuposto em toda comunicação.
    Não ser entendido por alguém que usa o termo ‘precarizados’ talvez seja um bom sinal…

  6. Não companheiro, o ato de se comunicar também pode acontecer sem vocabularios, isso não é, de forma alguma, pressuposto em TODA comunicação……gestos e ações também “falam”…
    E, infelizmente, como o vocabulário, podem ser autoritarios e incompreensíveis….

  7. Vocábulos: companheiro seria menos ruim do que camarada? Eis uma pergunta que “também pode acontecer”, enquanto aguardamos a comunicação (“gestos e ações”) paralinguística no passapalavra.

  8. Sim, companheiro pode ser menos ruim que camarada.
    Os vocábulos (como os gestos e ações), também podem ser manipulados, impostos e remeter a contextos historicos. Camarada possui uma marca leninista. Companheiro, nem tanto.O banco mundial sempre usou palavras “bonitas” pra convencer/impor suas políticas. Palavras como governança e empoderamento, tem seu marco historico de uso e difusão.
    No passa palavra, acho que tem que ser assim mesmo(com vocábulos escritos, vc tem razão), porém, te repito a pergunta, prometendo uma resposta sem ironias desta vez.
    O que é o partido histórico, exatamente? (juro que não entendi ainda).

  9. O partido histórico [“…movimento real que supera o estado de coisas atual…”] se contrapõe antagonicamente ao(s) partido(s) formal(ais), mera(s) tendência(s) ou ala(s) do partido único&/ônibus do capital.

    Partido histórico [= partido da] revolução proletária mundial.
    Partido único&/ônibus do capital = organizações (sindicatos, partidos, grêmios estudantis, ongs etc) de esquerda e de direita = partido da ordem, ‘status quo’ etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here