Na quarta-feira, dia 02 de julho (e não mais na quinta-feira), o MPL fará um debate publico, em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo, paradenunciar a escalada da repressão aos movimentos sociais, as ações ilegais da PM e a seletividade da justiça nas periferias das cidades.

Estarão presentes neste debate: Movimento Passe Livre, Comitê Popular da Copa, Mães de Maio, Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, Movimento de Moradia da Região Central, Favela do Moinho, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (a confirmar), Sindicato dos Metroviários (a confirmar), Sindicato dos Trabalhadores da USP e rede Amparar.

Uma vez que perdemos a liminar do habeas corpus de número 0050758-42.2014.8.26.0050 impetrado no DIPO (Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária) em 09 de junho – a decisão saiu apenas no último dia 26 – neste mesmo dia vamos impetrar novo habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo, contra a referida decisão, e pedindo o trancamento do inquérito 1/2013 do DEIC, uma vez que são diversas as suas ilegalidades, e diferente de um inquérito policial comum, ele investiga pessoas, e não um crime ou ação específica.

Ao invés de investigar uma série de abusos, como as prisões ilegais de dois manifestantes por policiais civis – Fabio e Rafael -, revista vexatória de mulheres, espancamentos, e outras formas de cerceamento do direito de defesa dos manifestantes, o Governador de São Paulo, junto com o Ministro da Justiça, o Judiciário, o Ministério Público e a PM, instaurou um inquérito policial para mapear os manifestantes presentes nos atos.

O DEIC agora ameaça conduzir coercitivamente diversos militantes do MPL, mas quando o movimento se apresentou voluntariamente para tratar sobre o inquérito diretamente com Fernado Grella, acorrentando-se em protesto na Secretaria de Segurança Pública no dia 30/05, não obteve qualquer resposta.

Já que o Secretário de Segurança Pública Fernando Grella quer tanto ouvir o que o MPL tem a dizer, nós o convidamos para um debate com diversos movimentos e organizações sobre a criminalização dos movimentos sociais e todos os abusos contra quem ousa lutar por uma vida sem catracas. O convite ao Secretário foi protocolado na sexta passada, mas até agora não obtivemos nenhuma resposta.

Serviço:
02 de julho, quarta-feira, a partir das 15:00, em frente ao Tribunal de Justiça de São Paulo.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/663391543743365/

Contato:
Mariana Toledo (973997109)
Nina Cappello (996553051)
Mariana Amaral (994664996)
Matheus Preis (999491686)
Lucas Oliveira (991915075)

Movimento Passe Livre – São Paulo

Por uma vida sem catracas!

+ http://saopaulo.mpl.org.br
+ http://fb.com/passelivresp

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here