Casa da Achada: Ritmo e Cor — oficina de animação

Achada 6

RITMO E COR
Oficina de animação

Domingos, 6, 13, 20 e 27 de Julho, 16h
CoordenaçãoAssociação de Realizadores de Cinema de Animação
Formadores: Leonor Pacheco, Luís Soares, Renato Rosa e Sara Boiça

Abordagem aos princípios fundamentais de animação através da exploração da cadência de movimentos e do valor interpretativo da cor, combinando a expressão gráfica com o domínio sensorial e emotivo.

Esta oficina propõe 14 horas de formação ao longo de quatro sessões de 3 horas e meia, a realizar nas tardes de domingo na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
As aulas iniciam-se no primeiro domingo de Julho e terminam no final do mesmo mês,sendo a inscrição e participação gratuita.
Tem a capacidade para 10 participantes e propõe uma formação eminentemente prática, assente em exercícios de desenho e pintura de iniciação à animação. A introdução aos exercícios será complementada com a apresentação de algumas imagens ou animações associadas ao âmbito da sessão de trabalho.

– INSCRIÇÕES:
As inscrições estão abertas até 4 de Julho através do e-mail[email protected]. Os pedidos de esclarecimento e dúvidas podem ser dirigidos para o e-mail [email protected].
Destinatários: Qualquer pessoa interessada em animação de desenho a partir dos 13 anos.

– PROGRAMA:
1ª sessão: COR , GRAFISMO E ANIMAÇÃO;
Introdução às noções básicas de animação através de jogos ópticos, trabalhando o ritmo e a cor de forma a transmitir sensações e emoções em concordância com a exploração gráfica de formas orgânicas, incentivando-se a criatividade e a espontaneidade do movimento.
2ª sessão: TRAJECTO, POSE E EXPRESSIVIDADE;
Abordagem à animação enquanto mecanismo de expressão narrativa. Variação dramatúrgica e plástica no planeamento e estruturação da acção de uma personagem ao longo de um trajecto pré-determinado.
3ª sessão: SOM E IMAGEM ANIMADA;
Exploração sincrónica entre elementos textuais, gráficos e sonoros, trabalhando questões rítmicas e cromáticas na criação de um extracto de animação abstracta, que apele a uma sensibilidade visual e auditiva.
4ª sessão: FORMA, REGISTO E COMPOSIÇÃO ANIMADA;
Criação de uma animação a partir de um excerto de uma música, recorrendo às suas características rítmicas e melódicas enquanto qualidades expressivas e sensoriais para a exploração plástica do desenho em movimento.

– Materiais e equipamentos disponíveis:
Videoprojector e tela; 1 Mesa de Luz por participante; barras de animação; 2 câmaras, 2 tripés e 2 computadores; materiais diversos de pintura e desenho assim como papel.
Os participantes que assim o desejarem poderão trazer material próprio mas não é obrigatório para o bom funcionamento da oficina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here