Vídeo-manifesto em defesa de Fábio Hideki Harano!

Após participar do ato em protesto contra a realização da copa do mundo no Brasil, ocorrido no dia 23 de junho de 2014 na cidade de São Paulo, o estudante de jornalismo e funcionário da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Hideki Harano foi preso na escada da estação Consolação de metrô, por policiais civis à paisana do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Detido pelos policiais, Hideki teve sua mochila revistada na presença de várias testemunhas, estas já declararam que não havia nenhum objeto ilegal na mochila de Hideki naquele momento. Mas, surpreendentemente, entre as acusações imputadas a ele, havia a de portar um artefato explosivo não especificado. Como afirmou Padre Júlio Lancelotti, uma das testemunhas presentes, trata-se de uma prova plantada e de uma acusação forjada, de modo a incriminar um manifestante pacífico. Entre as testemunhas de acusação constam apenas policiais civis.

Fábio Hideki foi vítima do expediente da “prisão exemplar” por parte do governo do estado de São Paulo e foi escolhido a dedo, não por participar do black bloc ou por praticar atos de depredação ao patrimônio público e privado, coisa que ele nunca fez, mas sim por sua atuação constante em atos e protestos. Hideki participa de protestos há vários anos, e nunca escondeu sua identidade nessas manifestações. Ao contrário, ele sempre portava cartazes e faixas com mensagens de sua luta, além de dar entrevistas nas quais informava seu nome e as funções que exercia. Hideki chamava a atenção por essa forma de atuação e por seu porte físico, bem como pelo fato de apresentar sempre um discurso refletido sobre as questões políticas e sociais envolvidas. Ele costumava usar um capacete branco de motoqueiro e máscara de gás apenas por precaução em caso de confronto, mas muitas vezes era visto também sem estes, sempre confiante em seu idealismo e suas convicções políticas.

Na falta de qualquer outro recurso para lidar com as novas formas de protestos que se apresentam no Brasil, o governo de São Paulo e seus aparelhos de segurança optaram por escolher um manifestante idôneo, querido por todos que o conhecem, impondo a ele uma prisão arbitrária de modo a espalhar o medo e o terror entre as pessoas que lutam por justiça social e por um mundo melhor para as futuras gerações.

Não podemos nos calar diante dessa prisão, diante deste passo violento rumo à criminalização das lutas sociais. A injustiça envolvida, nesse caso específico, é chocante, mas é também reflexo da política que dita as leis no Brasil e no estado de São Paulo. É preciso que nos levantemos em defesa de Hideki, exigindo sua liberdade imediata, mas também deixar claro que não nos calaremos perante a criminalização dos movimentos sociais e daqueles que buscam construir outra possibilidade de mundo.

Lutar não é crime, liberdade para Hideki!

Hideki luta por você, lute por Hideki!

Rede de solidariedade a Fábio Hideki Harano

#liberdadeparahideki / liberdadeparahideki.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here