Já que dois insignes teóricos do marxismo, Rui Costa Pimenta e Nildo Viana, avançaram com análises do jogo, não lhes queremos ficar atrás e apresentamos aqui a nossa contribuição. Problemas como esse que vitimou a selecção brasileira resolvem-se pela lei da oferta e da procura. Senão, reparem. Há quantos jogadores no terreno? Há vinte e dois. E quantas bolas existem? Uma só. Isto significa que há uma enorme procura da bola relativamente à oferta de jogadores. A culpa é da Fifa, que actua como um monopólio e só coloca uma bola em campo. Se se admitisse o livre mercado e cada jogador pudesse adquirir a sua bola, nada daquilo aconteceria. Passa Palavra

6 COMENTÁRIOS

  1. A procura pela bola no jogo foi feita apenas por 21 jogadores. Fred não conta.

  2. PALAVRA QUE [ainda] NÃO PASSA:
    Abundância – ‘tecnicamente’ possível, agora – é superação da escassez e da mesquinharia. Incluído o desperdício…

  3. “Só o que é monopolizável tem um preço.” (Comentário de Karl Marx ao Esboço de Economia Política de Friedrich Engels, 1844)

    “[…] A característica originária, determinante, da propriedade privada é o monopólio, portanto, quando ela cria uma constituição política, é a do monopólio. O monopólio perfeito é a concorrência.” (Comentário de Karl Marx ao Os Elementos de Economia Política de James Mill)

    http://humanaesfera.blogspot.com.br/2014/02/trechos-dos-comentarios-sobre-os.html

  4. Que falta de senso esse “flagrante delito”, se não tem nada para dizer, é melhor ficar calado… A discordância é salutar, mas sua manifestação sob forma estúpida é apenas estupidez.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here