Debate Cedem/Unesp: A cultura e as artes no regime militar — 50 anos do golpe

A cultura e as artes no regime militar: 50 anos do golpe, é o  tema do Debate Cedem/Unesp, seguido de lançamento dos livros dos palestrantes, que serão realizados no dia 8 de agosto de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp. A proposta é estimular o debate a partir da vasta produção acadêmica e científica existente nos âmbitos da história, das ciências sociais, literatura e artes no Brasil. Discussões que se pautam pela construção da história e de uma memória do período que compreende 1964 a 1985. Adotando uma perspectiva interdisciplinar, em que a literatura, a música, o teatro, o cinema, as artes plásticas e demais produções culturais foram decisivas na construção de uma “resistência cultural” ao regime militar.


Palestrantes e lançamento de seus livros

 

– Marcelo Ridenti – Doutor em Sociologia – USP, é professor titular de Sociologia no IFCH – Unicamp: “Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV”. Editora Unesp, 2ª edição revisada e ampliada, São Paulo, 2014.

– Marcos Napolitano – Doutor em História Social, é livre-docente em História do Brasil Independente  – USP: “1964 – História do Regime Militar Brasileiro”. Editora Contexto, 1ª edição, São Paulo, 2014.

– Rodrigo Czajka –  Doutor em Sociologia e pós-doutor em Sociologia da Cultura –  Unicamp, é professor do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (mestrado e doutorado) da Unesp, Campus Marília/SP: “Comunistas brasileiros: cultura política e produção cultural”. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2013.

 

Mediação

– Oscar D´Ambrósio – Mestre em Artes – UNESP/Campus São Paulo, Crítico de Arte, Escritor, Jornalista e Coordenador de Imprensa/Reitoria da UNESP.


Duração
2h30

Vagas limitadas: 70

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

 

Inscrições gratuitas – enviar nome completo, e-mail e instituição para:

Sandra Santos,  e-mail: [email protected] .

Certificado de participação

Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 7º andar  (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701

www.facebook.com/cedemunesp

www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here