Debates Cedem/Unesp: Radiodifusão no Brasil — Poder, Política, Prestígio e Influência

Radiodifusão no Brasil: Poder, Política, Prestígio e Influência

Debate Cedem/Unesp: 16/9/14

Radiodifusão no Brasil: poder, política, prestígio e influência, de Genira Chagas, editora Atlas – São Paulo/2012, livro que alcançou o 5º lugar na final do Prêmio Jabuti 2013, é o tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 16 de setembro de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória e pelo Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), ambos da Unesp.

“Trata-se de um trabalho inovador que tem como objetivo analisar a influência da concentração da mídia audiovisual brasileira, notadamente rádio e televisão, na deficiência de debates a respeito de questões relevantes para a sociedade. Essa pesquisa ganha ainda maior significado ao se considerar que os meios de comunicação sempre foram utilizados como “moeda de troca” entre os governos e os políticos brasileiros. Uma das marcas de nossa história política contemporânea é a da constante negociação envolvendo estes meios.

Para realizar sua pesquisa, inédita nas áreas das Ciências Sociais e da Comunicação Política, Genira Chagas recorreu aos documentos do acervo da Fundação Getúlio Vargas e ao acervo particular do ministro das Comunicações Comandante Euclides Quandt de Oliveira (1974–1979); entrevistou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, figura chave em todo o processo de formação da televisão brasileira, além de representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações)”.  Vera Chaia – professora do Departamento de Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da PUC/SP e do CNPq.


Palestrantes

Genira Chagas – jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Política pela PUC-SP. Sua área de pesquisa está relacionada às telecomunicações, com foco em radiodifusão. Coordena a área de comunicação do IPPRI/Unesp (Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais).

Cleide Moreira Portes – jornalista, atuou junto a Assessoria de Comunicação da Unesp, foi editora-chefe do Dep. de Jornalismo da Rádio Universitária Unesp e atualmente ocupa o cargo de diretora geral do Centro de Rádio e TV da Unesp e responde pela direção da Rádio Unesp FM há quase 5 anos. Membro do Conselho Fiscal da Associação das Rádios Públicas do Brasil, membro do Comitê Superior de Com. Social da Unesp e Presidente do Conselho Cultural do Centro de Rádio e TV da Unesp.

Kátia Saisi –  graduação em jornalismo pela PUC-SP, especialização em Comunicação e Marketing, mestrado em Comunicação e Mercado – ambos pela Faculdade Cásper Líbero e doutorado em Ciências Sociais (Política) pela PUC-SP. Diretora executiva da Pluricom Comunicação Integrada e professora convidada da ECA-USP, Instituto do Legislativo Paulista e Universidade São Judas Tadeu.

 

Mediação

Antônio Celso Ferreira – historiador, professor titular da Unesp –  campus em Assis/SP e coordenador do Cedem/Unesp.

 

Duração2h30

Vagas limitadas: 70

 

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas – enviar nome completo, e-mail e instituição para: Sandra Santos,  e-mail: [email protected]
Com certificado de participação
Data, horário e local:
 16/09/14 às 18h30 no Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 1º andar  (metrô Sé) – (11) 3116 – 1701
www.facebook.com/cedemunesp
www.cedem.unesp.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here