se-cocaia1

DEVOLVAM OS ÔNIBUS DA LINHA 5362-10 – PRAÇA DA SÉ / PQ. RES. COCAIA!

No último sábado, 30/08, a SPTrans reduziu pela metade uma das últimas linhas que faziam o trajeto direto bairro-centro na nossa região, o 5362-10 Praça da Sé – Parque Residencial Cocaia. Agora todo mundo que pega esse ônibus está sendo obrigado a enfrentar longas filas e tempo de espera de mais de 45 minutos.

Para o trabalhador, isso significa mais tempo perdido no trânsito, mais lotação no ônibus, mais estresse, mais humilhação coletiva. Já os patrões das empresas de ônibus estão enchendo os bolsos de dinheiro, pois além de reduzirem a linha pela metade, deixaram os piores e mais velhos ônibus rodando, causando constantes quebras durante o trajeto da linha.

Foi pra isso que fizeram a reforma da Belmira, para depois reduzir nossas últimas linhas? De que adiantou abrir espaço para os ônibus circularem mais rápido na avenida, se agora temos que perder ainda mais tempo em filas lotadas?

Essa situação revoltante mostra também como o único compromisso da Prefeitura é com o lucro dos empresários, e que se dane a população. No início de 2014, quando estava pressionado pelos protestos de moradores de várias partes da cidade, o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, declarou que os cortes de linha estavam “suspensos” e só ocorreriam novamente com ampla consulta popular. Poucos meses depois, vai lá e reduz o Praça da Sé – Cocaia. É claro que isso é uma manobra para o futuro corte definitivo da linha.

Mas se quisermos enfrentar essa injustiça, não podemos ficar de braços cruzados. No Jd. Santo André, na zona leste, e na Vila Gomes, zona oeste, os moradores se organizaram e após muita mobilização conseguiram trazer de volta suas linhas de ônibus que tinham sido cortadas. Se quisermos todos os ônibus do Praça da Sé – Cocaia de volta, o único caminho é com a união e luta da população!

CHEGA DE HUMILHAÇÃO COLETIVA! TODO PODER AO POVO!

Luta do Transporte no Extremo Sul

2 COMENTÁRIOS

  1. Pego todos os dias o Praça da Sé/Cocaia, eles colocaram a linha Vicente Rao/Cocaia, pra facilitar quem vai até metade do caminho e não segue para o centro (como eu), vai cheio por que a maioria fica em Santo Amaro.

    Desde então pego o Praça da Sé mais vazio, não achei ruim a substituição. E a linha Vicente Rao, está ai pra facilitar quem não vai até o centro.

  2. Eu e os moradores da vila natal queremos mais linhas de onibus aqui na vila natal so tem duas linhas de onibus que vai pro terminal grajau linha 6057/10 e linha 6056/10 e tinha uma linha que ia pro shopping morumbi e saiu no ano passado agora eu tenho que pegar tres onibus porque saiu a linha 6128/10 shopping morumbi mas os moradores quer mais uma linha de onibus pode ser da viaçao cidade dutra pode ser uma linha que vai pro terminal santo amaro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here