i

Os autores dessa nota são os mesmos= do manifesto anti-aulismo dos estudantes de psicologia publicado nesse site em maio de 2014. Passa Palavra

No dia 14/8/2014 xs estudantes de Psicologia do 6º período tiveram a primeira aula do Laboratório de Atividades Integradas – Política e Ideologia II. Houve uma discordância em relação à proposta apresentada pela professora, pois esta estava em desacordo com o plano da disciplina, considerando que o LAI constitui um estágio básico, de acordo com o Projeto Pedagógico do curso. Visto que, de acordo com o mesmo documento, a disciplina do LAI deve constituir-se em “conjunto de estudos, práticas e estágios previstos para aquele ano”. Nesse mesmo dia xs estudantes tentaram construir outra proposta da disciplina com a professora e esta se manteve irredutível, impossibilitando o diálogo com a turma, assumindo uma postura autoritária e, ao mesmo tempo, reforçando o conteúdo programático que descumpre a proposta e a matriz curricular do LAI. Diante disso, a turma VII, optou pelo cancelamento coletivo da disciplina.

Contudo, o prazo de cancelamento de disciplinas já havia terminado naquela data, impossibilitando a realização imediata do procedimento. Posteriormente, foram abertos diálogos com o coordenador e a docente da disciplina e, em um primeiro momento, a questão seria resolvida com a entrada de um novo docente para a disciplina, e, caso não encontrassem, os estudantes teriam a matrícula cancelada. No entanto, em seguida, o que havia sido estabelecido foi desconsiderado e o conjunto dxs docentes, na reunião do colegiado, optou pela manutenção da disciplina, deixando claro que xs estudantes seriam reprovadxs caso não fossem às aulas. Diante disso xs estudantes mantiveram a decisão de cancelar a disciplina, se opondo a esta decisão verticalizada.

Tal postura dxs professorxs evidencia uma concepção autoritária, onde a sua vontade é sobreposta ao debate coletivo de toda a turma. O que constitui, por parte dos docentes, uma união de categoria cuja finalidade direta é impedir que outras turmas, também insatisfeitas, possam discutir o que será proposto na sala de aula, exercendo sua autonomia de propor mudanças no plano da disciplina e/ou de optar se desmatricular da mesma.

Tal atitude vai ao encontro de uma concepção de educação que compreende o estudante enquanto um ser passivo, que deve ouvir e aceitar, sem questionamento, a postura, o plano de aulas e todo o conjunto de conhecimentos vindos do docente, negando nossa capacidade de participar ativamente do processo ensino aprendizagem e delegando toda autoridade à figura do professor. Esse tipo de relação foi evidenciado, pela docente, na disciplina LAI ao ignorar as propostas e decisões da turma VII e, posteriormente, por parte dos professores, impondo a reprovação da turma caso mantivessem sua postura. O que se configura como uma atitude injusta e desproporcional,carregada de autoritarismo, desconsidera os prejuízos decorrentes da reprovação para os alunos, pois, como sabemos, esta inviabiliza PIBIC, PIBID, estágio ou intercâmbio e, em alguns casos, a permanência do estudante na Universidade.

As questões problematizadas dizem respeito aos direitos dxs estudantes em relação à participação nas decisões que interferem diretamente na sua experiência acadêmica. A ementa das disciplinas são fixas, mas seu conteúdo programático não. Estudantes também podem e devem ser democraticamente levados em consideração no planejamento, construção e do desenvolvimento desse conteúdo. Nesse sentido, afirmamos que xs estudantes de psicologia não mais aceitarão esses programas de disciplina impostos pelxs docentes, em especial quando convenientemente desconsidera-se os horários de aulas práticas previstas. O processo de ensino-aprendizagem deve ser tomado como uma forma democrática e participativa para todxs envolvidxs.

Nesse sentido, manifestamos nosso apoio ao 6º período, no cancelamento da disciplina e defendemos a autonomia e a democracia na universidade, tendo em vista que somos ativxs em nossa própria formação e que devemos ter assegurado o nosso papel de decisão nos rumos da mesma. Sem mais represálias!

Centro Acadêmico de Psicologia – CAPSI

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here