Assista também:

NOTA DO MPL-SP SOBRE O 4º ATO CONTRA A TARIFA

Milhares de pessoas ocuparam as ruas do centro ontem no 4º Grande Ato Contra a Tarifa, parte de uma mobilização nacional que envolveu protestos em mais de uma dezena de cidades do país. Em São Paulo, no Rio, em Florianópolis, Salvador, Osasco, Goiânia, Fortaleza, a população está se organizando contra o aumento da passagem, descendo dos ônibus para a rua para lutar por uma vida sem catracas.

Mesmo debaixo de chuva forte e sob ameaças e provocações constantes da polícia, não foram poucas as pessoas que se juntaram ao protesto depois de sair do trabalho. Pouco a pouco, o ato cresceu até ultrapassar os 10 mil manifestantes que marchavam organizados rumo à Praça da República, seguindo um trajeto decidido coletivamente em assembleia aberta e acordado com a PM.

Quando os debaixo se organizam, os de cima tremem. E o braço armado do Estado, representado por efetivo de mais de mil policiais, estava ali para desorganizar. A organização dos debaixo põe em risco os interesses dos de cima, que recorrem ao braço armado do Estado – ali representado por mais de mil policiais – que entra em ação para desorganizar a luta coletiva.

Incapaz de admitir o que de fato motiva a violência com que atacou manifestantes, repórteres e transeuntes, a PM alega que rojões foram disparados de um prédio. É no mínimo absurdo que, depois que supostos rojões são atirados de um edifício contra os manifestantes, os policiais ataquem a manifestação, de onde não partiu nenhuma agressão. Nos últimos atos foi a própria polícia, aliás, que atirou bombas pela janela de prédios para reprimir os protestos, como atestam relatos e reportagens.

Mas a violência do Estado não vai nos amedrontar, nos intimidar, nem nos desorganizar. Ela é incapaz de matar a vontade, que se espalha por toda a cidade, de por um fim a esse sistema de transporte que impõe limites à vida da população para enriquecer alguns poucos. É uma questão de tempo até que as lutas que estão fervendo em cada bairro se unam numa só corrente de rebeldia.
Lutaremos até a tarifa deixar de existir!

Movimento Passe Livre – São Paulo (MPL-SP)

E na próxima terça-feira, tem o 5º Grande Ato ‪#‎ContraTarifa‬, às 17h no Lgo. da Batata: https://www.facebook.com/events/1448582862063794/

ORGANIZE-SE Para derrubar os R$3,50, além de ir aos grandes atos, precisamos estar organizados em cada bairro, espalhando e fortalecendo a luta pela cidade. Veja o calendário das próximas reuniões nos bairros: http://saopaulo.mpl.org.br/2015/01/22/organize/

COLETIVO DE COBERTURA DA LUTA CONTRA A TARIFA 2015
ADVP
CMI-SP
COMBOIO
MÃES DE MAIO
MPL-SP
PASSA PALAVRA
#ContraTarifa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here