Nesta semana, após a pressão dos moradores, o Incra concluiu o conserto de dois poços de água e instalaram um terceiro no Assentamento Milton Santos. Por Passa Palavra.

Nesta semana, o Incra (Instituto ÍndiceNacional de Colonização e Reforma Agrária) e empresas terceirizadas contratadas concluíram o conserto de dois poços de água e instalaram um terceiro no Assentamento Milton Santos. Os moradores do Assentamento, localizado entre os municípios de Americana e Cosmópolis (SP), esperavam há um ano e meio por uma solução no abastecimento de água. O conserto e ampliação dos poços acontece dois meses depois da apreensão de um caminhão e um carro das empresas terceirizadas quando apreenderam um carro e um caminhão das empresas IBS e Aurora, respectivamente, contratadas para o serviço.

destaquemiltonOs veículos foram mantidos sob o controle da comunidade por alguns dias após os dois poços voltarem a funcionar, manutenção que motivou inicialmente a ação. Durante o conserto, o Incra se comprometeu com a construção do terceiro poço, uma vez que o problema da falta de água no assentamento é grave e requer medidas de maior porte. O caminhão que estava preso foi substituído por outros, que estão sendo usados no trabalho do poço.

A pressão trouxe ainda a promessa de reforma nas estradas e nos encanamentos de água para a próxima semana por parte das empresas e do Incra, projeto a ser realizado junto com a Prefeitura de Americana. Os moradores prometem acompanhar bem de perto o cumprimento da promessa.

Em meio ao agravamento da crise hídrica no estado de São Paulo, com cada vez mais comunidades enfrentando o aumento dos cortes de água na capital e no interior, a mobilização dos moradores do Milton Santos não é uma luta isolada. Enquanto experiência de organização coletiva e ação direta deve construir um repertório da luta geral dos trabalhadores pela água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here