CARTA ABERTA DOS GUARANI DO JARAGUÁ EM RESISTÊNCIA AO DESPEJO DE NOSSAS TERRAS TRADICIONAIS

São Paulo, 23 de Março de 2014

Nós, comunidade guarani da Terra Indígena Jaraguá, viemos por meio desta carta anunciar que não sairemos das nossas terras tradicionais, na aldeia Itakupe, Sol Nascente. Recebemos a notícia por nossos apoiadores que o Sr. Antonio Tito Costa conseguiu que a justiça enviasse um papel para a polícia vir aqui na nossa aldeia nos expulsar e que eles podem chegar a qualquer momento.

Estamos em luta há muito tempo e hoje muitas pessoas não-indígenas sabem que vivemos em mais de 600 pessoas na menor área indígena do Brasil, e que não temos para onde ir. A aldeia Itakupé é nossa, já foi reconhecida pela FUNAI como terra tradicional, e é o único lugar que temos para plantar, e o único resto de mata que os brancos não destruíram ainda. Já temos muito milho, batata-doce, amendoim e várias outras plantas que Nhanderu deixou para que a gente cuidasse.

Não temos outra solução senão chamar todos os nossos xondaro para proteger nossa aldeia e não deixar entrar ninguém para nos expulsar. Somos mais de 2000 parentes só na Capital de São Paulo e estamos todos dispostos a lutar com tudo o que podemos para que nossas crianças tenham futuro.

Vamos resistir até o último guerreiro, com as nossas vidas, com o nosso sangue!

É muito pouco o que pedimos perto de tudo o que os brancos tomaram de nós e não podemos abrir mão de nem mais um palmo de terra.

Chamamos a toda imprensa, a todos os apoiadores, a todos os que acreditam num mundo melhor para que venham nos ajudar a resistir, e proteger o pouco da mata que ainda nos restou que faz parte das nossas terras tradicionais.

Nosso pedido é para que a Justiça dos brancos cancele essa reintegração e fazemos também um último pedido para que o Senhor Tito Costa desista de tomar o que é nosso e retire esse pedido que vai resultar no genocídio do nosso povo.

Aguyjevete pra quem luta!!

Ajude-nos a garantir nosso direito às nossas terras tradicionais.

Estamos organizando duas petições com assinaturas de nossos apoiadores. Assine e apoie nossa luta.

A primeira busca sensibilizar o Dr. Antonio Tito Costa, que move processo contra a nossa comunidade. Pedimos a ele que retire a ação de reintegração de posse: clique aqui.

A segunda petição é destinada ao Ministro Ricardo Lewandowski, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Desembargador Fábio Prieto, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e Desembargador Antonio Cedenho, que ordenou a ordem de reintegração de posse: clique aqui.

Também queremos pedir ajuda para lotar suas caixas de entrada de e-mail. Pedimos que nossos apoiadores enviem um e-mail com o assunto “O Jaraguá é Guarani!” para os emails: [email protected], [email protected], [email protected].

Ha’evete! Obrigado! Mais informações sobre o processo na justiça, aqui.

Comissão Guarani Yvyrupá

jaragua

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here