Moção dos ex-estudantes da UNESP em apoio à reintegração dos 17 estudantes expulsos da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

1Nos últimos anos, a repressão política ao movimento estudantil voltou a ser a tônica seguida por governos e dirigentes universitários da América Latina. Exemplos como o massacre praticado contra estudantes normalistas mexicanos (¡Ayotzinapa somos todos!), a violência exercida pelo Estado chileno e a prisão de guerreiros políticos – como o carioca Igor Mendes – não deixam margem para dúvidas de que estamos diante de um amplo espectro internacional de criminalização das mobilizações sociais populares e progressistas em geral.

No Brasil, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), há pelo menos uma década, vem se afirmando e reafirmando como uma espécie de laboratório dessa brutal contrarreforma. São bastante conhecidas as sindicâncias, que são processos internos às universidades, via de regra com caráter persecutório, politicamente orientadas, assim como as suspensões e/ou expulsões sumariamente levadas a cabo pela instituição, nesse período. O Movimento Estudantil (ME), que jamais deixou de se contrapor ao sistema de precarização das condições de ensino, estudo e extensão – assim como aos aviltantes cortes na assistência aos direitos estudantis – tem sido constantemente penalizado, enquanto sujeito coletivo, por lutar e resistir à política de desmanche aplicada pelo governo do estado e pelas irresponsáveis – e insensíveis – direções universitárias em exercício.

2

A Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara da Unesp (FCL/Ar) tem sido “o” palco de alguns dos mais intensos ataques aos estudantes em luta. Nos últimos dez anos, vem sindicando e/ou suspendendo, arbitrariamente, alguns de seus alunos tanto da moradia estudantil quanto da instituição em geral, chegando ao cúmulo de oficializar uma ‘Portaria’ que proibiu manifestações políticas no interior da unidade, como se incorporasse os sombrios tempos do AI-5.

Os estudantes da Unesp, sobretudo a partir de 2007-2013, enfrentam uma vil escalada repressiva, em especial após uma greve com duas ocupações da reitoria, as quais efetivamente possibilitaram que a universidade fosse a primeira das três estaduais paulistas a possuir um sistema público de cotas raciais e sociais. Posteriormente, 95 estudantes foram sindicados pela mesma universidade e suspensos por 60 dias. Outros seis estudantes também o foram, tão-somente por impedirem uma aula, em protesto. Já no ano de 2014, houve um processo de expulsão de estudantes no que diz respeito à Moradia Estudantil, do qual mais de 40 alunos foram defenestrados, contando 16 alunos de Ilha Solteira, 16 alunos em Rio Claro, e 38, em Araraquara.

Em seguida, 17 estudantes foram expulsos da Unesp campus de Araraquara, em que três deles foram escolhidos propositadamente pela direção desta Unidade, ainda que muitos outros graduandos estivessem em ocupação no mesmo período. Realizada ‘a toque de caixa’, a sindicância levada a cabo pela direção da FCL/Ar desconsiderou, em absoluto, a defesa dos estudantes. Não bastasse tudo isso, o inquérito policial aberto pelo delegado foi arquivado pelo promotor, responsável pelo caso, sob a alegação de que seria impossível individualizar, por “acareação” – que é apuração da verdade em depoimentos – qualquer ação desenvolvida durante a ocupação estudantil. Um disparate, visto que Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista – Adunesp –, assim como o Fórum das Seis (conjunto das entidades sindicais de trabalhadores das estaduais paulistas), possuem cópias de todos esses arquivos e já emitiram notas das quais exigem a imediata revogação das expulsões e também do arcaico Regimento da Unesp, documento este que remete ao famigerado Decreto-Lei 477, desenvolvido e aplicado durante os anos de chumbo da ditadura civil-militar.

estudantes-prometem-reagir-a-expulsao-de-alunos-da-unesp-araraquara-620x330

Em tudo isso, queremos ressaltar algo crucial: esses fatos modificam qualitativamente o processo, pois abrem um perigoso precedente para o movimento social estudantil de todo o país como um todo. A Campanha Nacional, chamada em apoio a esses lutadores, já conquistou a suspensão das expulsões. Necessitamos, todavia, continuar a mobilização e a pressão – social e política – para que, ao fim e ao cabo, ninguém fique para trás.

Na condição de ex-estudantes da Unesp, e também de ex-integrantes do ME, vimos – aqui e agora – a público manifestar apoio total e irrestrito aos estudantes processados. Convocamos a todos atuais estudantes da universidade e, em especial, às entidades estudantis, para que compareçam ao Ato do 7 de Maio, em frente à Reitoria da Unesp (SP), com o objetivo de revertermos, de uma vez por todas, tais expulsões. Fazemos um chamado, e um apelo também, para que todos os servidores e docentes da FCL/Ar paralisem suas atividades nesse dia, em solidariedade aos guerreiros lutadores! #tafaltando17

“NÃO VAI PASSAR NENHUMA EXPULSÃO,

TODOS EM LUTA PELA REINTEGRAÇÃO!”

381874_361264737299329_1913375312_n

Assinam:

  1. Djalma Nery Ferreira Neto – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
  2. Edilson dos Santos Timóteo – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
  3. Erick Quintas Corrêa – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
  4. Isabela Martins de Morais e Silva – ex-aluna / graduada e mestre em CSO FCLAr
  5. Deborah Schmidt Neves dos Santos – ex-aluna / graduada em CSO FCLAr
  6. Eduardo Rodrigues de Souza – ex-aluno / graduado em CSO FCLAr
  7. Maria Angélica Chioda – ex-aluna / graduada em CSO FCLAr
  8. Nathalia Nogueira Maringolo – ex-aluna/graduada em CSO FCLAR
  9. Priscila Lourenção – ex-aluna/graduada em CSO FCLAR
  10. Rodrigo Dadamos Lopes da Silva – ex-aluno/graduado em CSO FCLAR
  11. Camilla Marcondes Massaro – ex-aluna/graduada e doutora em CSO, mestre em Educação Escolar FCLAr
  12. Aline Pedro – ex aluna, graduada em CSO e mestre em Sociologia – FCLAr.
  13. Carlos Eduardo Amaral de Paiva – ex-aluno/graduado em CSO, mestre e doutor em CSO – FCLAr.
  14. Douglas Felicio Silva de Oliveira – ex aluno , graduado em CSO -FCLAr
  15. Lívia Francisco Arantes de Souza – ex aluna, graduada em Ciências Econômicas – FCLAr
  16. Leandro Marques Durazzo – ex-aluno de Ciências Sociais – FCLAr – Docente do Departamento de Antropologia da UFRN
    João Mauro G. V. de Carvalho – ex-aluno de Ciências Sociais, doutorando em Ciências Sociais pela FCL/Ar
  17. Mauro Sala – graduado em Ciências Sociais e Mestre em Educação Escolar pela FCL/CAr. Professor na rede estadual de educação básica
  18. Vera Ceccarello – ex-aluna/graduada em Ciências Sociais/FCLAr
  19. Rafaela Rabesco – ex-aluna/graduada em Ciências Sociais/FCLAR, mestranda em Sociologia UFSCar e Professora da rede municipal de ensino de Araraquara
  20. Giovana Meinberg Garcia – ex-aluna, graduada em Psicologia FCL-Assis
  21. Afonso Mancuso de Mesquita – graduado em Psicologia pela FC-Bauru. Professor de psicologia no ensino superior.
  22. Fernando Castro Mota de Oliveira – ex-aluno/graduado em Química/IQCAr, doutor em Ciências IQ/USP.
  23. Felipe Munhoz Martins Fernandes – ex aluno, bacharel e licenciado CSO pela FCLAr, mestre em Antropologia Social pela UFSCar.
  24. Hélio Alexandre da Silva – ex-aluno/graduado em Filosofia, Mestre em Filosofia Política -FFC-Marilia – Professor da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
  25. Adriano Del Duca – ex-aluno/graduado em Ciências Sociais pela FCL/Ar. Professor de Sociologia na Rede Estadual de Ensino do Paraná;
  26. Rafael Henrique Palomino – graduado em Letras e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr. Professor de Português do Ensino Fundamental e Médio.
  27. Mário Augusto dos Santos Marques da Silva – ex-aluno, licenciado em Letras pela FCLAr. Professor na rede estadual de educação básica.
  28. Bruno Perozzi da Silveira: Graduado em Ciências Sociais (2004-2009), mestre em Educação Escolar pela FCL-Araraquara (2012-2014). Professor de Sociologia e Filosofia da Escola SESI-SP.
  29. Pablo Polese. Ex-aluno da FCLAR. Doutorando em Serviço Social pela UERJ.
  30. Lívia de Cássia Godoi Moraes – ex-aluna, graduada em Ciências Sociais pela FCLAr, mestre em Ciências Sociais FCC, Marília, doutora em Sociologia na UNICAMP, pós-doutoranda em Política Social e professora colaboradora na UFES.
  31. Adriano Brant Favarin – ex-aluno de Física Biológica pelo IBILCE/Rio Preto. Diretor de Base do Sindicato dos Trabalhadores da USP (SINTUSP)
  32. Ettore Dias Medina – Graduado em Ciências Sociais e doutor em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Unesp. Professor na rede estadual paulista de educação.
  33. Henrique Carmona Duval – ex-aluno de Ciências Sociais. Doutor em Ciências Sociais pelo IFCH/Unicamp.
  34. Camila de Lima Vedovello – Graduada e Mestre em Ciências Sociais pela Unesp/Marília.
  35. Alexandre Aparecido dos Santos – Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Unesp.
  36. Leandro Silva de Oliveira – Mestre em CSo pela FCLAr. Doutorando em Sociologia pela UFSCar.
  37. Diogo Brunner – graduação em CSO pela FCLAr e Mestre em Literatura e Vida Social pela Unesp/Assis.
  38. Bruno Moretti Falcão Mendes – ex-aluno, graduado  (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela FCLar/Unesp e doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo.
  39. Talita Mara Catini – ex-aluna de Ciências Sociais pela FCLar/Unesp – Araraquara.
  40. Iury Angelotto Pires – ex-aluno de Ciências Sociais pela FCLar/Unesp – Araraquara.
  41. Deni Ireneu Alfaro Rubbo – ex-aluno /graduado em Ciências Sociais/FCLAr. Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).
  42. Willians de Matos Rodrigues – ex-aluno graduado em Ciências Sociais/FFC – Marília. Professor na rede estadual de educação básica.
  43. Maria Carolina Schlittler – ex-aluna / graduada em Ciências Sociais pela FCLAr. Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFSCar
  44. Camila Mantovani Dias – Graduação em Ciências Sociais pela FCLAr (2005-2009). Mestranda em Educação pelo PPGE/UFSCar, campus São Carlos.
  45. Luciana Carvalho Nogueira – ex-aluna/graduada em CSO FCLAr.
  46. Adriana Cardoso da Silva – graduada em Ciências Sociais FCLAR e mestranda CSO FCLAR.
  47. Tiago de Oliveira – graduado em Ciências Sociais FCLAr. Doutorando em História Social PPGH-UFF-RJ.
  48. Nelio Borges Peres – mestrado – Unesp de Franca
  49. Rosa Maria
  50. Marta Menezes Santos – ex-aluna / Graduada em Ciências Sociais FCLAR
  51. Dante Cieto de Ferreira – ex-aluno/ Graduado em Ciências Sociais pela FCLAr
  52. Lívia Maria Tonelli – graduada em Geografia pela Unesp – Campus Rio Claro. Professora do Estado de São Paulo.
  53. Talita Menegas Pontes – ex-aluna- CSO- FCLAr
  54. Rosa Maria Scaquetti – ex-aluna- graduação e mestrado em CSO pela FCLAr
  55. José Eduardo Oliveira – ex-aluno- graduado em CSO pela FCLAr
  56. Sara Monteiro de Carvalho – ex-aluna- pedagogia – FCLAr
  57. Francini Hirata – ex-aluna- Ciências Econômicas – FCLAr
  58. Rafael Lima Magela – ex- aluno de CSO – FCL Araraquara
  59. Pedro Henrique Mendes Flausino – ex-aluno em CSO – FCLAr
  60. Roberto della Santa Barros – ex-aluno de graduação, mestrado e doutorado da Unesp, pós-doutorando na Universidade Federal Fluminense / Niterói / Campus Gragoatá e docente convidado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Popular e Comunitária da Universidade Estadual de Londrina / CeCa / Campus Londrina.
  61. Camila Ferreira Alves – ex- aluna de Cso- FCL Araraquara. Professora da rede de ensino do Estado de São Paulo.
  62. Rodrigo Dionisi Capelli – ex-aluno- CSO pela FCLAr
  63. Lívia Bocalon Pires de Moraes – ex-aluna de CSo – FCL Araraquara
  64. Pedro Bernardes Neto – graduado em Lic. em Educação Musical – Instituto de Artes-UNESP e Professor da rede estadual de São Paulo
  65. Rodrigo Dionisi Capellii – ex-aluno graduado em CSO – FCL Araraquara
  66. Carlos Eduardo Carneiro –
  67. Rafael Vieira Âmbar – Ex-aluno graduado em CSo – FCL Arararaquara e professor da Rede Pública de Minas Gerais.
  68. Giovanni Barillari de Freitas – Ex-aluno graduado de C. Econômicas – UNESP/Araraquara
  69. Taís Scheel Rodrigues Stegani – Ex-aluna de Geografia – FCT Unesp Presidente Prudente
  70. Rafael Sgroi Stegani – Ex-aluno de Geografia- FCT Unesp Presidente Prudente
  71. Maurício Foganholo – ex-aluno- CSO- FCLAr
  72. Tiago Villa Mello – ex-aluno CSO – FCLAr
  73. Cristina Buratto Gross – ex-aluna de Geografia – FCT/UNESP Presidente Prudente
  74. Gilnei Machado – ex-aluno Doutorado em Geografia- FCT/UNESP Presidente Prudente
  75. Ligia Rufine Nolasco – ex-aluna CSO – FCLAr
  76. Maria Gabriela Guillen Carias – ex-aluna CSO FCLAr – Professora da Universidade Federal da Grande Dourados
  77. Daniela Vieira – ex-aluna- CSO- FCLAr
  78. Thiago Eiti Yamauchi – ex-aluno – Farmácia-bioquímica – FCFAr/UNESP – Araraquara
  79. Bruna dos Anjos Gomes – graduada em ciencias sociais pela UNESP\Marilia.
  80. Ricardo de Souza Moreli – ex-aluno de Ciências Sociais (FCLar/UNESP), professor de Sociologia em Joinville/SC
  81. Renan Oliveira Ventura – ex-aluno de Ciências Sociais (FCLar-UNESP), professor de Sociologia em Santa Rita do Passa Quatro-SP –
  82. Tatiana Massaroli Melo – Professora FCL – UNESP – Departamento de Economia
  83. Simone do Prado Romeo – ex-aluna da FCLAr Unesp – graduada em Ciências Sociais/ mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo e Professora de Sociologia da Rede  Estadual de São Paulo
  84. Amanda Vizoná – ex-aluna- Ciências Sociais, FCLAr. Professora da rede paulista e doutoranda da UFSCAR.
  85. Fábio do Espirito Santo Martins – Graduado em Ciências Sociais e mestrando na Fclar
  86. Guilherme Rezende – ex-aluno CSO – FCLAr
  87. Luís Henrique São João Oliveira –  Graduado em Ciências Sociais, FCLAr – Professor de Sociologia da rede pública do Estado de São Paulo
  88. Camila Capacle Paiva – Graduação em Ciências Sociais – FCLar/Unesp; doutoranda na Unicamp em Ciências Sociais/IFCH.
  89. Francisco Souza da Silva – Licenciado em Ciências Sociais – FFC/Marília.
  90. Felipe Estivam – ex-aluno FCLAr – graduado em CSO.
  91. Felisberto Figueira Neto -ex-alunos- Ciências Sociais, Fclar.
  92. Flávia Leme dos Santos Leite – ex-aluna / graduada em Ciências Sociais e Pedagogia- FCLAr.
  93. Cibele Fabreti – ex-aluna- Ciências Sociais, FCLAr
  94. Christian Guglielmetti -ex-aluno- Ciências Sociais, FCLAr
  95. Marcelo Faria Silva – ex-aluno Ciências Socias FCLAr
  96. Natalia Scartezini Rodrigues – Graduada em Ciências Sociais e Mestra em Sociologia pela FCLAr, e doutoranda em Ciências Sociais pela FFC-Maríla.
  97. Cinthia Yuri Galelli – graduada em Letras, mestra e doutoranda em Linguística pela FCLAr.
  98. Emiliano Cesar de Almeida -ex-aluno do curso de Ciências Sociais da Unesp de Marília e doutorando do programa d Teoria e História Literária do IEL-Unicamp
  99. Luciana Aparecida dos Santos – Ex aluna UNESP FCL/Ar
  100. Leianne Theresa Guedes Miranda – Graduada em Ciências Sociais pela Unesp/FCLAR e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH/UNICAMP.
  101. Rafael Del’Omo Filho – Bacharel, licenciado e mestre em Ciências Sociais pela UNESP – Marília.
  102. Renato Remanaschi Cabrini – Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UNESP – Araraquara, Professor da Rede Pública Estadual de São Paulo.
  103. Elisangela de Jesus dos Santos -ex-aluna- Ciências Sociais, Fclar.
  104. Lígia Egídia Moscardini –  Graduada em Letras, mestra e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela FCL/Ar. Professora de Língua Portuguesa da  Rede Pública Estadual de São Paulo.
  105. Naiara Carneiro Teixeira – ex-aluna de Ciências Sociais da Unesp-Araraquara.
  106. Francisco Diniz Teixeira -ex-aluno de Letras e doutorando em Estudos Literários pela FCLAr
  107. Ricardo Pereira da Silva – Graduação em Ciências Sociais – UNESP/Araraquara
  108. Maíra B. Galdí – Graduação em Psicologia – UNESP/Bauru
  109. Tocha, Alain Patrick Macedo de Carvalho – Graduado em Geografia Unesp P. Prudente
  110. Dirce Scheel Rodrigues – Graduação em Pedagogia – UNESP/Araraquara
  111. Meirelen Caroline da Silva – Graduada em Ciências Biológicas – UNESP/Rio Claro
  112. Fernando Manoel Soares – FCT Unesp/Presidente Prudente – Geografia, 2008
  113. Carlos Renato Florio – Professor.
  114. Bruna Vasques de Souza Pereira – Ex-aluna FCLAr
  115. Letícia Maria Dias Rabello – Ex-aluna de Ciências Sociais pela UNESP – Araraquara
  116. Vivian Queiroz -ex-aluna- Ciências Sociais, Fclar
  117. Livia Maria Terra -ex-aluna, mestre e doutora em Ciências Sociais pela FCLAr
  118. Francisco Carlos Miguel de Souza Junior – ex-aluno/graduado em Química UNESP IQAr
  119. Carolina Foganholo Luengo graduada em CSO pela Unesp Araraquara
  120. Renan Bergo da Silva, graduado em CSO pela FCLAr, mestrando em CSO na mesma instituição
  121. Rafael Krauss Renda, graduado em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara e atualmente ministrando aulas em Ensino Fundamental e Médio da rede privada de ensino em Minas Gerais.
  122. Melina Casari Paludeto, graduada CSO FCL/Ar e doutoranda FFC/Marília
  123. Paula Mikami de Souza – ex-aluna IA, professora PMSP, mestranda FFLCH/USP
  124. Júlia Maria de siqueira Eid/ciências sociais 2003
  125. Fábio Alves Medeiros , ex-aluno, professor de sociologia na rede pública estadual
  126. Francisco Diniz Teixeira, ex-aluno, Mestre em Estudos Literários.
  127. Elisangela de Jesus Santos, ex aluna de ciências sociais
  128. Ana Paula Decario Ex-aluna- Pedagogia – FCLAr
  129. Guilherme Simões Pereira, ex-aluno da FCL/Ar e membro da coordenação nacional do MTST
  130. Beatriz Medeiros de Melo – Ex-aluna Ciências Sociais/FCL-Araraquara

 

9 COMENTÁRIOS

  1. Guilherme Simões Pereira, ex-aluno da FCL/Ar e membro da coordenação nacional do MTST

  2. As sindicâncias e expulsões tornaram-se um expediente muito eficaz nas mãos dos diretores da FCL-Ar, que conseguem espalhar o medo e evitar que os alunos protestem. O que permite essas expulsões é um regimento arcaico, repressor, criado durante a ditadura, que precisa ser reformado urgentemente!

  3. Que ótima notícia, Pablo!
    Apoio incondicional à luta contra repressão!
    Ex-aluno CSO – FCLAr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here