Moradores do Extremo Sul conquistam linhas de ônibus Tarifa Zero

Após anos de luta, moradores dos bairros do Marsilac, Barragem, Bosque do Sol e Jusa, no extremo sul da capital, conquistaram uma reunião com o Prefeito Haddad, o Secretário de Transportes, o Secretário do Verde e a SPTrans na Subprefeitura de Parelheiros, que ocorreu no último sábado (23), ao mesmo tempo que a população protestava na avenida. Nessa reunião, os moradores conquistaram os seguintes encaminhamentos:

  • Criação imediata de uma linha regular de transporte urbano no bairro do Bosque do Sol até o Varginha, com atendimento na Estrada do Jusa.
  • Criação de uma linha de ônibus rural no itinerário Mambu – Marsilac, com Tarifa Zero para os moradores e caráter experimental por 180 dias, após aprovação da Cetesb.
  • Estudo para a criação de duas linhas circulares na região da Barragem com o mesmo caráter rural, experimental e gratuito aos moradores.
  • Melhoria de todas as vias e construção de uma nova ponte sobre o Rio Mambu.

Nada disso é presente, nada disso veio de graça. A criação dessas linhas é resultado de anos de muita luta do povo trabalhador do extremo sul, que organizou um movimento independente em suas comunidades, sem aceitar apoio de nenhum político ou empresário. É uma conquista do povo que foi às ruas protestar, travou avenidas, se acorrentou no prédio da Prefeitura, interrompeu a aula do Haddad na USP e organizou linhas populares de ônibus com dinheiro arrecadado em bingos e rifas nos bairros.

O resultado dessa reunião mostrou também que o problema do transporte na região foi sempre uma questão política, e não técnica. Por isso, foi a luta popular que fez valer o que é direito da gente. E sabemos que a caminhada não vai parar por aqui. O povo não vai cruzar os braços: a luta vai continuar para garantir que as conquistas da reunião se efetivem na prática.

Andar a pé, nunca mais! Nossas conquistas e nossas liberdades serão frutos da nossa própria luta! Como diria o Zeca Pagodinho, se agora “algum candidato atrevido vier fazer promessa, vai levar um pau”…

SÓ A LUTA MUDA A VIDA!

Todo poder ao povo! Periferia luta!

Luta do Transporte no Extremo Sul

Haddad_Marsilac

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here