Nós, Artífices da Ladeira da Conceição da Praia, há décadas damos vida a este território, ele nos pertence! conceiçãodapraia003

Desde o ano passado, iniciamos uma luta para garantir o direito de continuar tirando o sustento de nossas famílias e a prosseguir com nossos ofícios em um território que nunca descuidamos e nunca duvidamos que nos pertencesse.

Em 15/07/2014, recebemos uma Notificação que tentou nos forçar a desocupar o nosso território, de forma arbitrária e no curto prazo de 72 horas, emitida pela SUCOM a pedido do IPHAN, que diz pretender a “reabilitação” dos Arcos da Ladeira da Conceição, retirando-nos do nosso território para a instalação de “residências artísticas”.

Com muita resistência e luta, após longas jornadas de negociação, a Prefeitura de Salvador, através da SEDES, comprometeu-se com o óbvio, garantindo a nossa continuidade no território que nos pertence. O IPHAN, inconformado, abandou a mesa de negociação (que se reuniu de agosto/2014 a janeiro/2015, quase que semanalmente), recusando-se a formalizar o Termo de Acordo e Compromisso – TAC, mediado pelo Núcleo de Prevenção, Mediação e Regularização Fundiária da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que reduziria a termo as condições necessárias a execução da reforma dos Arcos, possibilitada pela captação de recursos junto ao PAC Cidades Históricas, nos termos negociados por nós e com a nossa supervisão, garantindo a formalização da nossa permanência.

conceiçãodapraia004Nós que, desde janeiro deste ano, esperávamos pela retomada do diálogo, fomos agora surpreendidos com a nefasta mudança de postura da Prefeitura Municipal. Esta, sem qualquer respaldo legal, aproveitou-se do momento de calamidade em que Salvador se encontra – em virtude das fortes chuvas e da sua própria ineficiência para lidar com situações como estas, que se repetem todos os anos – e respaldada pela ineficiência do IPHAN na proteção do patrimônio histórico, para expulsar de forma violenta nossos irmãos de seus lares.

Nós fomos vilipendiados! O patrimônio que nós construímos durante décadas nos foi roubado com uso de milícia policial. Diversas famílias foram EXPULSAS de seus lares e postos de trabalho na base da ameaça, com pessoas não identificadas empunhando armas de fogo, com invasão violenta dos nossos lares, com ameaça de prisão dos nossos irmãos, pelo simples fato de questionarem a legalidade das irresponsáveis demolições e expulsões.

Depois de vivenciarmos esse terror, no domingo 24/05/2015, às 07h da manhã, vimos sobre a pá das retroescavadeiras as residências e comércios dos nossos vizinhos. Tendo restado de pé apenas 3 prédios seculares, que só não vieram ao chão porque a “lança” da retroescavadeira não alcançava o topo dos prédios. Desde o dia 21 de maio, convivemos com a interdição da Ladeira da Conceição para o trânsito, amargando imenso prejuízo com uma semana sem funcionamento das nossas oficinas.conceiçãodapraia002

Frente à toda violência institucional sofrida, vimos a público dar um basta na sanha imoral dos que tentam nos expulsar do nosso território. Hoje abrimos a Ladeira da Conceição para a circulação de veículos e impediremos qualquer tentativa do poder público em reduzir prédios seculares, tombados, a pó, muito mais sem qualquer diálogo prévio com a comunidade.

Não permitiremos que quaisquer instituições e poderes disponham do nosso território aos mandos e desmandos do vil interesse da especulação imobiliária.

E deixamos aqui o nosso ultimo recado:

“Não mexe comigo, que eu não ando só
Eu não ando só, que eu não ando só
Não mexe não!”

Andamos na companhia daqueles que como nós são de muita luta:

•• MSTB – Movimento Sem Teto da Bahia
•• Associação Amigos de Gegê dos Moradores da Gamboa de Baixo
•• MNB2J – Movimento Nosso Bairro É 2 de Julho
•• AMACHA – Associação de Amigos e Moradores da Chácara Santo Antônio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here