Na última quinta-feira, dia 17, trabalhadores que moram nos bairros do Bosque do Sol, Estrada do Juza, Marsilac e Barragem, no extremo sul da capital paulista, foram até o centro e se acorrentaram na sede da SPTrans para protestar pela melhoria e criação de linhas de ônibus em sua região.

Há anos sem transporte, a população desses bairros é forçada a caminhar longas distâncias – chegando, por vezes, a mais de dez quilômetros – até o ponto de ônibus mais próximo para ir e voltar do trabalho.

Cansados dessa humilhação, os moradores vem organizando um movimento independente para exigir a criação das linhas, sem cair nas mentiras e promessas dos politiqueiros de sempre e nem dos patrões das chácaras. Após meses de reuniões e atividades nas comunidades, fecharam a avenida para protestar, organizaram linhas populares de ônibus e invadiram a aula do prefeito Haddad na USP.

Foi com essa luta que os moradores conquistaram, em maio, a compromisso da prefeitura em criar uma linha regular no Bosque do Sol e duas linhas rurais e gratuitas de caráter rural, que operaria em caráter experimental por 90 dias no Barragem e no Marsilac após a aprovação da Cetesb, órgão ambiental do Estado.

A linha do Bosque do Sol começou a rodar em agosto, provando que só a luta coletiva traz vitórias para a vida do povo trabalhador. Mas ainda tem vários problemas que precisam melhorar: roda em poucos horários, não opera depois das 20h nem nos fins de semana, e não vai até o Terminal Varginha. Já quanto às demais linhas, até o momento a Prefeitura não havia enviado o projeto à Cetesb.

Foi em resposta a esse descaso que a população se organizou para ir uma vez mais à luta. Perderam um dia de trabalho para melhorar todos os que viriam pela frente, e foram protestar na SPTrans. Uns se acorrentaram no saguão de entrada, enquanto os demais fecharam por horas a Rua Boa Vista. Mas foi com total descaso e desrespeito que a chefe do órgão, Ana Odila, os recebeu. Depois de enrolação e negativas, a marcha deixou a SPTrans e seguiu até a Prefeitura, onde foi agendada uma reunião com todos os secretários.

Apesar das dificuldades do ato e de todo desrespeito com que a SPTrans tratou os moradores, a mobilização só reforçou a certeza da comunidade de que só a luta muda a vida do trabalhador.

Exigimos:

– Extensão da linha do Bosque do Sol até o Term. Varginha ou Grajaú!

– Operação à noite e nos fins de semana no Bosque!

– Mais horários de atendimento na Estrada do Jusa!

– Envio imediato do projeto das linhas do Barragem e do Marsilac à Cetesb!

CHEGA DE ANDAR A PÉ!

SÓ A LUTA MUDA A VIDA DO TRABALHADOR!

Por Luta do Transporte no Extremo Sul

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here