Professores da Eslováquia começaram uma greve por tempo indeterminado no dia 25 de janeiro. Eles exigem melhores salários, maiores investimentos em educação e mudanças no sistema de formação continuada. A greve é organizada pela Initiative of Slovak Teacher (Iniciativa do Professor Eslovaco) (ISU: www.isu.sk), uma rede autônoma de professores independente da suas filiações sindicais oficiais.

Hoje ocorreu uma manifestação em Bratislava que, apesar do clima de chuva forte, reuniu cerca de 1500-2000 professores, alunos e apoiadores. Entre os que discursaram estavam membros do comitê de greve, assim como representantes do sindicato de médicos, enfermeiras e obstetras (que entregaram pedidos de demissão em massa no fim de novembro de 2015 pra lutar por salários maiores; na próxima semana acaba o aviso prévio pra centenas desses profissionais da saúde que vem lidando com um enorme assédio e pressão até agora) além de algumas figuras públicas da parte dos pais dos alunos.

Os manifestantes se deslocaram de uma praça do centro até o prédio do parlamento, onde o protesto acabou

A greve paralisou cerca de 300 escolas totalmente, além de paralisar parcialmente algumas centenas hoje (existem cerca de 5000 escolas na Eslováquia). Mais de 11 000 professores de cerca de 720 escolas de ensino de infância, fundamental e médio participaram do movimento.

eslovakia_1

Priama akcia (IWA Slovakia)
Informaçções da Associação Internacional dos Trabalhadores – Slovakia (IWA)
Fonte (+photos): http://www.priamaakcia.sk/Indefinite-teachers-strike-in-Slovakia-has-started-photos-.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here