O poder é a insuficiência desejosa dos que são deixados governar. Artur Castro Neves (1944-2014), inteligência portuguesa (e não só).

11 COMENTÁRIOS

  1. SUPERAÇÃO POSITIVA
    Autonomia é a potência desejante dos ingovernáveis.

  2. Alguém teria o livro em pdf organizado por ele “A natureza da URSS”?

  3. Thiago,

    Não só, aparentemente, não está disponibilizado nenhum pdf do livro, como verifiquei agora que no verbete da Wikipédia dedicado ao Castro Neves a obra não está sequer mencionada. E, no entanto, trata-se de uma leitura indispensável. Um dos ensaios ali reunidos, assinado Henri E. Morel, é uma preciosidade. O Artur Castro Neves foi o português mais inteligente da sua geração e, precisamente por isso, os portugueses fingem que se esqueceram dele.

  4. Acabo de ver que a antologia “A natureza da URSS” publicada pela Afrontamento em 1977 tem capa produzida por João B. Procurei mais informações e não encontrei nada sobre o artista João B.. Capa de livro é coisa que sempre me chamou a atenção. Certa vez escrevi, e guardei até agora já que nunca encontrei o momento e o espaço que se abre agora, o seguinte: “Capas de livros – A capa ou a lombada de um livro é o que dele normalmente lemos primeiro; a segunda quase nunca nos toma o mesmo tempo que dedicamos à outra. Com a contracapa é um pouco diferente: texto e imagem as ilustram com frequência, e com frequência o tempo dedicado à sua leitura é maior que o tempo gasto com a leitura da lombada e capa juntas. Raras vezes embalamos na leitura ao pegarmos o livro já aberto – podendo ocorrer, sim, e mais facilmente, com livros de poesia ou de conto. Normalmente começamos mesmo pelo começo: a capa.”

  5. Fernando,

    João B., que na época desenhava as capas para a editora Afrontamento e a quem devo as capas dos três primeiros títulos que lá editei, é o cineasta João Botelho.

  6. Caramba já tinha até perdido a esperança de encontrar esse livro, deveria ganhar uma nova edição, ou simplesmente ser mais disseminado este PDF que está com mais de 600 MB de tamanho. No Brasil temos tão pouca discussão acerca da economia soviética, que é um desperdício um livro como esse editado em língua portuguesa praticamente não ter circulação alguma por aqui.

  7. thiago, na opção “PDF with Text”, o arquivo tem 4,7 MB, e está legível. Assim certamente é mais fácil disseminá-lo!

  8. Existe um ThRodosPa cujo vocabulário não inclui as expressões “por favor” e “muito obrigado”.

  9. Eu vi depois essa opção Lucas, valeu. Obrigado a todos!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here