Secundaristas das escolas ocupadas convocam para ato dia 9 de maio em Niterói

Nós Secundaristas em Luta, lutamos pela educação pública e em repúdio as ações covardes do estado através da secretaria de educação, que vem promovendo boicotes e jogo sujo contra os estudantes.

Como forma de tentar impedir o direito legítimo dos estudantes de se mobilizarem em prol dos seus direitos e do protagonismo dentro das escolas, a SEEDUC cancelou os RioCards dos estudantes das escolas ocupadas e declarou férias, com o objetivo de dificultar o acesso dos alunos aos colégios. OCUPAÇÃO NÃO É FERIAS! OCUPAÇÃO É TRABALHO DURO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!

Além disso, a SEEDUC, através de seus diretores e demais funcionários dos colégios estaduais, vem espalhando os mais variados boatos entre os estudantes: vem alegando que os alunos perderam o ano, perderão notas, além de muitos diretores ameaçarem alunos com represarias caso participem do movimento estudantil e/ou ocupem suas escolas.

Diretores e demais funcionários, em muitas escolas, têm promovido a criação de um movimento de alunos contra as ocupações, até mesmo incitando alunos à violência. A direção convence pelos boatos de que os alunos ocupantes não possuem uma causa justa e legítima para lutar e promove o ódio de alguns contra as ocupações.

A SEEDUC diz que quer diálogo com as escolas ocupadas, mas para haver diálogo deve haver honestidade e jogo limpo!

Não tememos as empreitadas do Estado, afinal não estamos fazendo nada que não seja legítimo e justo, mas sim construindo um movimento transformador que não se cala diante da precarização da educação. Somos os protagonistas da escola mas nunca fomos reconhecidos na prática como sujeitos. A escola sempre se empenhou em nos padronizar, retirar nossas identidades e castrar nossa autonomia. AGORA ISSO ACABOU!

Queremos redescobrir nossas raízes, estudar e produzir nossa história dentro de nossas escolas. Vamos descolonizar nossas salas e nossas vidas. Vivemos em uma terra plural, majoritariamente indígena e negra, mas não conhecemos a nossa história.

Nossa luta é pela liberdade de pensamento e de ação. Queremos poder fazer as escolhas que irão construir nossa personalidade, construir nossa própria história.

CONVOCAMOS todos os estudantes de todas as escolas e universidades, todos os trabalhadores e todos aqueles que querem lutar por uma verdadeira transformação na educação!

A concentração será no dia 09 de maio, às 16 horas, em frente as barcas de Niterói.
Todos unidos pela educação!

ocupados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here